Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SEPARAÇÃO DE VARIÁVEIS AO PROBLEMA DA DINÂMICA DA MEMBRANA HETEROGÊNEA

Gonzaga, B. R ; F., Loeffler C. ;

Artigo Completo :

A pesquisa envolvida no presente trabalho apresenta uma metodologia analítica de solução de um problema dinâmico não homogêneo através do Método de Separação de Variáveis. Esta iniciativa tem o objetivo de colaborar para o estabelecimento de um banco de soluções analíticas que possa servir para validar as respostas dos métodos numéricos quando aplicados em diferentes áreas no estudo de ondas. Isto porque verifica-se que a disponibilidade de soluções analíticas na área de propagações de ondas em meios heterogêneos é muito reduzido, necessitando assim de contribuições que possam qualificar com maior precisão os resultados de diversas técnicas numéricas. O Método de Separação de Variáveis permite solucionar alguns destes problemas de grande complexidade reduzindo o modelo diferencial parcial para um conjunto de equações diferenciais ordinárias para cada variável independente. Em razão da complexidade do presente problema, funções especiais aparecem na modelagem requerendo uma manipulação matemática sofisticada e certamente o auxílio de um programa computacional que resolva os algebrismo se integrais mais complexas.

Artigo Completo :

Palavras-chave: Método de Separação de Variáveis, Equação da Onda, Soluções Analíticas de Referência,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-024

Referências bibliográficas
  • [1] E. Kreiszig, Matematica Superior, vol3, Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 1976.
  • [2] G.STHEPHENSON, Uma Introdução as Equações Diferenciais Parciais.Edgar Blucher Ltda, São Paulo,1975.
  • [3] V.F. SILVA, Estratégias para Estudos de iluminação Sísmicas Baseadas na equação Acústica da Onda, Dissertação de Mestrado,Programa de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,COPPE, 2011.
  • [4] E.JAHNKE, F. EMDE; Tables of Functions With Formulae and Curves, Dover Publ., New York, 1943.
Como citar:

Gonzaga, B. R; F., Loeffler C.; "APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SEPARAÇÃO DE VARIÁVEIS AO PROBLEMA DA DINÂMICA DA MEMBRANA HETEROGÊNEA", p. 51-54 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-024

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações