Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

APLICAÇÃO DO DESIGN DE PRODUTO EM PRÁTICAS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL ATRAVÉS DE SISTEMA DE SEMEADURA AÉREA

Gamarano, Daniel de Souza ; Miranda, Carlos Alberto Silva de ; Mottin, Artur Caron ; Pagnan, Caroline Salvan ;

Artigo Completo:

O desmatamento por queimadas em regiões de difícil acesso é um problema grave, tanto para combate quanto para recuperação destas áreas degradadas. Estimativas apontam que exista apenas 7% da Mata Atlântica nativa no território brasileiro. O artigo tem por objetivo mapear sistemas conceituais de semeadura e apresentar como o design pode ser uma ferramenta capaz de compreender, analisar e propor soluções que visem à melhoria do procedimento de reflorestamento por vias aéreas. Para alcançar este objetivo foram levantadas propostas de projetos disponíveis em plataformas on-line e que posteriormente com suas informações foram analisadas e verificadas a complexidade das propostas. Nota-se que grande parte das propostas disponíveis é complexa e pouco usual, do ponto de vista econômico. Algumas utilizam de sistemas complexos e excesso de material aplicado, tornando a proposta, mesmo no âmbito conceitual, imprópria para aplicação. Ao final do artigo é apresentado o projeto realizado, que visa reduzir a complexidade dos sistemas, baixo custo produtivo e otimização no uso de materiais e processos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Reflorestamento; projetos conceituais; design e materiais.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0165

Referências bibliográficas
  • [1] ASK NATURE, 2010 Disponível em . Acesso em Mai 2016.
  • [2] BELLOTTO, Andrezza; GANDOLFI, Sergius; RODRIGUES, Ricardo. Restauração fundamentada no plantio de árvores, sem critérios ecológicos para a escolha e combinação das espécies. In Pacto pela restauração da Mata Atlântica: Referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. São Paulo: LERF/ ESALQ: Instituto Bioatlântica, 2009.
  • [3] BEYNUS, Janine. Biomimicry: Innovation Inspired by Nature. Editora William Morrow & Co., Califórnia, 1997.
  • [4] BOURSCHEIT, Aldem. Código Florestal completa um ano com poucos avanços. Disponível em acesso em Jun 2016.
  • [5] BRANCALION, Pedro; ISERNHANGEN, Ingo; GANDOLFI, Sergius; RODRIGUES, Ricardo Abandono da cópia de modelo de floresta madura e foco na restauração dos processos ecológicos responsáveis pela reconstrução de uma floresta. In Pacto pela restauração da Mata Atlântica: Referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. São Paulo: LERF/ ESALQ: Instituto Bioatlântica, 2009.
  • [6] DETANICO, Flora; TEIXEIRA, Fábio; SILVA; Tânia. A biomimética como método criativo para o projeto de produto. 2010 Pg Design, Design e Tecnologia, UFRGS. Disponível emAcesso em Jan 201
  • [7] GUIMARÃES, Mariane. Na natureza tudo se cria (página 11 a 15). ABC DESIGN. Edição trimestral Julho/Agosto/Setembro de 2011.
  • [8] HERBÁRIO FLORESTAL Guapuruvu, 2011. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências Florestais. Disponível em Acesso em Jan 2016.
  • [9] INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA). Manual de recuperação de áreas degradadas pela mineração: técnicas de revegetação, 1990.
  • [10] INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS (IPT). Reflorestamento por semeadura aérea na Serra do Mar, 1989. Disponível em Acesso Fev 2016.
  • [11] JUNIOR, Valnei. O helicóptero na aviação agrícola brasileira. Universidade Tuiuti do Paraná, 20 Disponível em Acesso 15 Jan 2016.
  • [12] KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2005.
  • [13] PAGNOCELLI, Bruno. Projeto Nucleário, 2009. Disponível em Acesso Jan 2016.
  • [14] REIS, Dalcacio. Product Design in the sustainable era. Editora Taschen GmbH,Hohenzollernring Alemanha, 2010.
  • [15] RODRIGUES, Ricardo; BRANCALION, Pedro; ISERNHAGEN, Ingo. Pacto pela restauração da mata atlântica: referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. São Paulo: LERF/ESALQ : Instituto BioAtlântica, 2009.
  • [16] SILVEIRA, Vinícius. Cenário atual da aviação agrícola no Brasil. São José dos Campos, São Paulo, 2004. Disponível em acesso em Jan 20
Como citar:

Gamarano, Daniel de Souza; Miranda, Carlos Alberto Silva de; Mottin, Artur Caron; Pagnan, Caroline Salvan ; "APLICAÇÃO DO DESIGN DE PRODUTO EM PRÁTICAS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL ATRAVÉS DE SISTEMA DE SEMEADURA AÉREA", p. 1939-1950 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0165

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações