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APLICAÇÃO DE UM MODELO DE EQUILÍBRIO PARCIAL PARA O TRANSPORTE DE ETANOL

Coleti, Jamile de Campos ; Oliveira, Andrea Leda Ramos de ;

Artigo Completo:

A busca por fontes de energia renováveis tem aumentado a demanda mundial de etanol. O Brasil ocupa a posição de segundo maior produtor mundial de etanol, porém os custos para transportar essa produção estão cada vez mais altos. O objetivo do trabalho é analisar as alternativas de transporte do etanol frente às condições logísticas vigentes no Brasil. Para tanto, propõe-se um modelo de equilíbrio parcial na forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM) aplicado ao etanol. Avaliou-se dois cenários, o primeiro se trata de um cenário base com rotas de transporte com o modal rodoviário e intermodal, no segundo estimou-se uma redução de 15% no valor do frete. O cenário 2 apresentou os melhores volumes de comercialização em relação ao cenário base, indicando que os projetos viários que priorizem a intermodalidade, implicam reduções no custo de transporte e conferem uma melhoria na eficiência do sistema logístico. Destaca-se também, que a hipótese de intermodalidade do cenário 2 refletiu-se em ganhos de competitividade no mercado internacional, isso porque 100% das rotas com destino ao mercado externo são intermodais.

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Palavras-chave: etanol, logística, equilíbrio espacial,

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DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140955

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Como citar:

Coleti, Jamile de Campos; Oliveira, Andrea Leda Ramos de; "APLICAÇÃO DE UM MODELO DE EQUILÍBRIO PARCIAL PARA O TRANSPORTE DE ETANOL", p. 778-789 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140955

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