Artigo - Open Access.

Idioma principal

Aplicação das técnicas de engenharia do valor na identificação qualitativa da qualidade percebida pelos consumidores de bens físicos: análise para a indústria automotiva

Value engineering application in the quality perceived by consumers: analysis for the automotive industry.

CLARO, Ricardo Henrique ; MASSARANI, Marcelo ;

Artigo:

A finalidade deste trabalho é a busca por um método que seja capaz de entender como a qualidade de um determinado produto é percebida pelo cliente e, a partir desse entendimento, sintetizar um relatório que auxilie no desenvolvimento de novos projetos de veículos ou em melhorias em projetos já existentes, de tal forma a melhorar a percepção de qualidade do veículo sob o ponto de vista dos consumidores, pois esta melhora, em teoria, pode aumentar o volume de vendas e o faturamento das montadoras. Para este fim, foi proposta uma metodologia de identificação qualitativa da qualidade percebida baseada em técnicas da Engenharia do Valor. Primeiramente, foram pesquisadas na literatura as principais teorias existentes nos campos da Qualidade Percebida e da Engenharia do Valor. Depois, a partir dos conceitos dessas duas áreas, foi criada uma lista de funções (técnica do "verbo+substantivo"), a qual é a base para a aplicação do método proposto neste trabalho. Assim, buscou-se determinar quais itens presentes em um veículo podem ser alterados, substituídos ou excluídos em um projeto, de tal forma a aumentar a qualidade percebida do veículo pela ótica dos consumidores. Escolheu-se então um veículo para análise e aplicou-se o método proposto, resultando em um relatório que aponta os principais pontos de melhoria no projeto.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP84

Referências bibliográficas
  • [1] HELLER, EDWARD, Value Management : value engineering and cost reduction, Massachusetts : Addison-Wesley, 197
  • [2] CELL, C. L., ARRATIA, B. Creating Value with lean thinking and value engineering. SAVE PROCEEDINGS. Southfield: Society od America Value Engineers, 2003.
  • [3] CSILLAG, JOÃO MARIO. Análise do Valor - Metodologia do Valor. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1995.
  • [4] ZEITHAML, V. A., PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L. Delivering Quality Service: balancing customer perceptions and expectations. New York: The Free Press, 1990. 226 p.
  • [5] MATOS, CELSO AUGUSTO DE; VEIGA, RICARDO TEIXEIRA. Avaliação da qualidade percebida de serviços: um estudo em uma organização não-governamental. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 07, n. 3, p. 27-42, julho/setembro 2000.
  • [6] GONÇALVES, CARLOS ALBERTO. et al. Avaliação de um modelo de mensuração de desempenho de serviços oferecidos por empresas públicas. VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11, Outubro, 2002.
  • [7] GRÖNROOS, CRISTIAN. Marketing, Gerenciamento e Serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro, Campos, 1995.
  • [8] CIALDINI, ROBERT B. As Armas da Persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar. Tradução de Ivo Korytowsky. 1.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. 304 p.
  • [9] MIORI, M., Análise de veículos automotores através da aplicação das técnicas da metodologia do valor. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.
  • [10] MILES L. D Techniques of Value Analysis and Engineering. New York: McGraw Hill, 1961.
  • [11] OSBORN, ALEX F. O Poder Criador da Mente. São Paulo: IBRASA, 1962. 357 p.
  • [12] BASSO, J. L., Engenharia e Análise do Valor mais as abordagens da administração, contabilidade e gerenciamento do valor: um guia prático para aplicação interfaces de EAV x JIT x TQM e outros programas. 1.ed. São Paulo: Instituto de Movimentação e Armazenagem de Matérias, 1991.
  • [13] FENABRAVE - FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, 2015. Disponível em: http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/index.php?tac=indices-e-numeros&idtipo=1&id=664&layout=indices-e-numeros Acesso em 25.set.2015.
Como citar:

CLARO, Ricardo Henrique; MASSARANI, Marcelo; "Aplicação das técnicas de engenharia do valor na identificação qualitativa da qualidade percebida pelos consumidores de bens físicos: análise para a indústria automotiva", p. 626-645 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP84

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações