Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE QUALITATIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOMAÇÃO AGROINDUSTRIAL

HOFMEISTER, Paula Paiva ; SILVA, Pamela Lais Cabral ; NAZARI, Mateus Torres ; XAVIER, Hartur ; BITTENCOURT, Gustavo Amaro ; CASTRO, Andréa Souza ; CORRÊA, Érico Kunde ; CORRÊA, Luciara Bilhalva ;

Artigo:

Os resíduos sólidos produzidos no processo produtivo na indústria de automação apresenta grande diversidade de constituintes, classificados como perigosos ou não perigosos. Para um melhor entendimento do processo de gestão desse tipo de resíduo, foi realizado um estudo de caso qualitativo através da observação in loco em uma indústria de automação agroindustrial do Município de Pelotas/RS. Este trabalho buscou entender todo processo produtivo da empresa, onde foram analisadas as matérias primas utilizadas, a forma de tratamento que recebem, o produto final e, por consequência, os resíduos sólidos gerados ao longo do processo. Com isso, foi possível verificar que os RS não são gerenciados corretamente pela empresa, o que está atrelado à falta de informação dos funcionários e colaboradores da empresa que acabam contaminando resíduos que não seriam perigosos através da segregação inadequada, assim como pela forma de tratamento que os resíduos recebem dentro indústria e o descarte em locais inapropriados. À vista de uma legislação cada vez mais rígida, torna-se fundamental uma gestão de RS efetiva e consciente, a fim de se destinar ou dispor adequadamente esse resíduos de modo a não prejudicar e comprometer a saúde pública e o meio ambiente.

Artigo:

Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Resíduos industriais, Indústria de automação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-eai-003-5075

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.
  • [2] BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano de gestão de resíduos sólidos: Versão pós Audiências e Consulta Pública para Conselhos Nacionais Brasília. Brasília, 201
  • [3] BRASIL. Lei Nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2010.
  • [4] CORRÊA, E.K.; CORRÊA, L.B. Gestão de Resíduos Sólidos. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
  • [5] HEREDIA, B. Sociedade e economia do “agronegócio” no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Vol. 25 nº74; outubro, 2010.
  • [6] PEREIRA, D. A. Gestão e tratamento dos resíduos sólidos industriais na região sul do estado do Rio de Janeiro. Dissertação. Programa de Pós Graduação em Engenharia do Ambiente, FEUP. 2008.
  • [7] MOURA, L. A. A. Qualidade e Gestão Ambiental – 4ªed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2004.
  • [8] PIOTTO, Z. C. Eco-eficiência na indústria de celulose e papel – estudo de caso. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;São Paulo, 2003. 379 p.
  • [9] SCHNEIDER, V. E; HILLIG, E; PAVONI; E. T; RIZZON; M. R;FILHO; L. A. B. Gerenciamento ambiental na indústria moveleira – estudo de caso no município de Bento Gonçalves. In. XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2003, Ouro Preto. Anais XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Ouro Preto.
  • [10] SIMIÃO, J. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais em uma Empresa de Usinagem sobre o enfoque de Produção mais Limpa. Dissertação (Mestrado em Hidráulica e Saneamento). São Carlos: Universidade de São Paulo; 2011. 170p.
Como citar:

HOFMEISTER, Paula Paiva; SILVA, Pamela Lais Cabral; NAZARI, Mateus Torres; XAVIER, Hartur; BITTENCOURT, Gustavo Amaro; CASTRO, Andréa Souza; CORRÊA, Érico Kunde; CORRÊA, Luciara Bilhalva; "ANÁLISE QUALITATIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOMAÇÃO AGROINDUSTRIAL", p. 748-757 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-eai-003-5075

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações