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ANÁLISE MODAL DE COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO: UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO AS ALTERNATIVAS DAS FREQUÊNCIAS NATURAIS

Oliveira, Evandro Secchi de; Camargo, Roderley;

Artigo Completo:

Quando o veículo está em movimento, o sistema de exaustão fica sob influência de todas as forças transmitidas para ele. Estas solicitações dinâmicas podem ser de vibração, ou de um grande deslocamento, causado por irregularidades da estrada, quando o veículo por exemplo, passa em um grande desnível. Neste caso, o impacto ocasionado pelo contato do pneu com a estrada, transfere uma parte desta força ao escapamento, fazendo com que haja um grande deslocamento, e consequentemente, gerando tensões em seus componentes. Sob este ponto de vista, realizou-se neste trabalho, estudos de simulações via método dos elementos finitos, identificando as regiões de concentração de tensões, no instante em que o veículo sofre um impacto, ocasionado por desníveis na pista. Com isto, foi analisado o projeto e verificado se o mesmo, está adequado aos critérios de falha adotados pela engenharia do produto. Foram inseridas acelerações em cada eixo do escapamento, para simular a força transmitida por um impacto, forças estas da ordem de 5G nas direções “X” e “Y”, e 10G na direção “Z” do plano cartesiano. Estas informações foram adquiridas pela montadora, por meio de acelerômetros localizados no sistema de exaustão. Como critério de falha, definiu-se o limite de 700 Mpa de tensão. A análise da simulação computacional foi útil, pois, identificou-se a região do produto com tensões fora da especificação técnica, sendo possível o estudo e a avaliação funcional deste requisito. O desdobramento e detalhamento desta analise está descrito ao longo deste trabalho, indicando também as ações preventivas sob o ponto de vista das frequências naturais.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-91

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Evandro Secchi de; Camargo, Roderley; "ANÁLISE MODAL DE COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO: UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO AS ALTERNATIVAS DAS FREQUÊNCIAS NATURAIS", p. 703-715 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-91

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