Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE ERGONÔMICA DAS PRANCHETAS E CADEIRAS UTILIZADAS NO ESTUDO DE DESENHO TÉCNICO EM UMA SALA DE AULA DO IFMG - CAMPUS BAMBUÍ

ANALYSIS OF ERGONOMIC FURNITURE USED IN TECHNICAL DESIGN STUDY IN A CLASSROOM OF IFMG

SILVA, Ariadne Martins ; DIAS, Isak Francisco ; CARDOSO, Bruna Eduarda ; WEMERTON, Luis Evangelista ;

Poster:

O mobiliário escolar de desenho técnico, juntamente com outros fatores físicos, é notadamente um elemento que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto e no comportamento dos alunos. É nesse sentido que o presente artigo mostra a importância da adequação da classe. O estudo foi realizado no laboratório de desenho técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Bambuí. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário aos alunos e ao professor, observação direta e registros fotográficos. Através da metodologia utilizada, pôde-se verificar a má postura dos usuários e as dores relatadas.

Poster:

The school furniture for technical drawing, along with others physical aspects, is certainly an element that affects significantly the performance, safety, comfort and the student’s behavior. In this sense this paper shows the importance of the suitability of the class. The research analysed the technical drawing laboratory of ifmg (federal institute for education, science and technology of minas geras - campus bambuí). The methodology applied consisted in the distribution of a questionnaire among students and the professor of the class, direct observation and photographic records. By means of the applied methodology it''s verified the bad posture of the students and reported pains.

Palavras-chave: Mobiliário escolar, Postura Inadequada, Desconforto físico, School furniture,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-216-E118

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14006: móveis escolares: assentos e mesas para conjunto aluno de instituições educacionais. Rio de Janeiro, 2003. 26 p.
  • [2] FREIRE, G. M. Recomendações para o desenvolvimento de cadeiras, a partir de uma análise ergonômica: arremesso do peso nos jogos panamericanos 2007. 2008. 156p. Dissertação de Mestrado, UTFPR, 2008.
  • [3] GIL, A.C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 1997.
  • [4] IEA – International Ergonomics Association. Definição internacional de ergonomia. Santa Mônica: USA 2000. Disponível: http://ergonomics-iea.org.
  • [5] IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1997. 4 ed. 465p.
  • [6] LOCH, M. V. P. Convergência entre Acessibilidade Espacial Escolar, Pedagogia Construtivista e Escola Inclusiva. 2007. Tese de Doutorado, Florianópolis, 2007.
  • [7] MORAES, Anamaria de; PEQUINI, Suzi Mariño. Ergodesign para trabalho com terminais informatizados. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
  • [8] MORO, A. R. P. Ergonomia da sala de aula: constrangimentos posturais impostos pelo mobiliário escolar. Revista Digital – Buenos Aires – Ano 10 – Nº 85 – Junho de 2005. Disponível em: http: //www.efdeportes.com. Acesso em 25 de novembro de 2014.
  • [9] NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. 6. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 1998. 431 p.
  • [10] PEREIRA, Erimilson Roberto. Fundamentos de Ergonomia e fisioterapia do trabalho. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2003.
  • [11] PINHO, A. O. Avaliação de conforto em cadeiras escolares para usuários adultos trabalhadores. Dissertação defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em dezembro de 2004.
  • [12] VITTA, A. Atuação preventiva em fisioterapia. Bauru: EDUSC, 1999 p.21.
Como citar:

SILVA, Ariadne Martins; DIAS, Isak Francisco; CARDOSO, Bruna Eduarda; WEMERTON, Luis Evangelista; "ANÁLISE ERGONÔMICA DAS PRANCHETAS E CADEIRAS UTILIZADAS NO ESTUDO DE DESENHO TÉCNICO EM UMA SALA DE AULA DO IFMG - CAMPUS BAMBUÍ", p. 1515-1526 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-216-E118

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações