Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise do Livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental: como se dá a abordagem dos gêneros discursivos?

Analysis of a Portuguese Language Textbook for the 7th grade: how are genres approached?

Gomes, Patricia Albuquerque de Campos ; Ohuschi, Márcia Cristina Greco ;

Artigo Completo:

Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os gêneros discursivos presentes em um livro didático. Muitos livros passaram a adotar, em seus métodos de ensino, a presença de vários gêneros, porém, nem sempre levam em consideração os aspectos essenciais para o estudo dos gêneros.

Artigo Completo:

This work aims to analyze and reflect on the genres present in a textbook. Several books have adopted in their teaching methods, the presence of various genres, but not always take into account the essential aspects for the study of genres.

Palavras-chave: livro didático de português, gêneros discursivos, professor pesquisador,

Palavras-chave: Portuguese textbook, genres, research teacher,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-007

Referências bibliográficas
  • [1] BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
  • [2] BARBOSA, J. P . Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000, p. 149-181.
  • [3] ______. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de língua portuguesa. 2001. 233 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
  • [4] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
  • [5] DOLZ, J e SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
  • [6] FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • [7] GERALDI, J.W. Portos de Passagem. 4.ed. São Paulo: Martins fontes, 199
  • [8] SAE, 7. ano: Língua Portuguesa – 7º ano. Curitiba: IESDE BRASIL S/A, 2015.
  • [9] OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem / Márcia Cristina Greco Ohuschi. – Londrina, 2013.
Como citar:

Gomes, Patricia Albuquerque de Campos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; "Análise do Livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental: como se dá a abordagem dos gêneros discursivos?", p. 78-90 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações