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ANÁLISE DO DESIGN DAS EMBALAGENS DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL ORGÂNICA E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Barbosa, Elisa Jorge Quartim; Dantas, Denise;

Artigo:

Esta pesquisa buscou perceber se os princípios agroecológicos utilizados na produção dos produtos orgânicos industrializados se refletem nas embalagens de farinha integral e se estes são percebidos pelos consumidores. O método escolhido foi um estudo comparativo entre duas indústrias de alimentos orgânicos, definidas após uma pesquisa de campo, e entrevistas em profundidade com os responsáveis pelo desenvolvimento de embalagens e com os consumidores. Os dados da pesquisa mostraram que não há alinhamento entre o discurso e a prática no que diz respeito à seleção e projeto das embalagens. Também mostrou que os consumidores têm dificuldade em perceber as propriedades da farinha integral orgânica apenas pela embalagem, o que sugere que os quesitos não verbais representados pelos elementos simbólicos e metafóricos, codificados em signos e sintaxes específicas no seu design deveriam ser mais valorizados. Assim como também a localização das informações, como o centro de atenções, a área de maior tensão visual e hierarquia de leitura.

Artigo:

The research sought to understand whether the agroecological principles used in the production of processed organic products are reflected in wholemeal flour packaging and if these are perceived by consumers. The method chosen was a comparative study between two organic food industries, defined after field research and interviews with the packaging development responsible and the consumers. The survey data showed that there is alignment between discourse and practice with regard to the selection and packaging design. Also showed that consumers have difficulty understanding the organic wholemeal flour properties just by the packaging, which suggests that should be considered the non-verbal questions posed by symbolic and metaphorical elements , encoded in signs and specific design syntaxes, as well as the information location, as the attention center, visual tension area and reading hierarchy.

Palavras-chave: embalagens, alimentos, orgânicos, percepção., packaging, food, organic, perception.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01191

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Como citar:

Barbosa, Elisa Jorge Quartim; Dantas, Denise; "ANÁLISE DO DESIGN DAS EMBALAGENS DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL ORGÂNICA E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES", p. 2126-2138 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01191

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