Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DA LINGUAGEM VISUAL RELACIONADOS ÀS FUNÇÕES INTERATIVA EM DISPOSITIVOS PORTÁTEIS

Farias, Bruno Serviliano S.; Teixeira, Mário Meireles;

Artigo:

Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma pesquisa que analisou jogos digitais em dispositivos de interação portátil, abrangendo aspectos da linguagem gráfica e elementos interativos para estruturação da informação. Esta pesquisa possui caráter descritivo-analítico, com abordagem quantitativa. O estudo descritivo registrou e catalogou interfaces sob a ótica de três funções: navegação, instrução e comunicação interativa. Para tal, foi desenvolvida uma ferramenta de apoio visando guiar a observação bem como facilitar a análise. O estudo analítico demonstrou a incidência crítica de cada elemento e estratégia confrontando com princípios interativos. Os resultados mostraram a relação entre princípios e funções interativas além de fornecer dados significativos no desenvolvimento de sistemas digitais. Conclui-se que a análise de jogos é fundamental para se compreender como ocorre a estruturação da informação, bem como quais são as formas de apresentação mais adequadas para cada função interativa.

Artigo:

Palavras-chave: Análise de Jogos. Apresentação da Informação. Princípios Interativos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00071

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [2] CYBIS, Walter. Ergonomia e usabilidade: conceitos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2010.
  • [3] MAEDA, John. As leis da simplicidade: design, tecnologia, negócios, vida. São Paulo: Novo Conceito, 2007.
  • [4] NEIL, Thereza. Padrões de design para aplicativos móveis. São Paulo: Novatec, 2012.
  • [5] PADOVANI, S.; MOURA, D.; Navegação em hipermídia. Rio de Janeiro: Moderna. 2008.
  • [6] PETTERSSON, Rune. Information design: an introduction. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2002.
  • [7] PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. São Paulo: Markron Books, 1995.
  • [8] ROGERS, Yvonne; HELEN, Sharp; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da inte-ração humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [9] XAVIER, Guilherme. Cultura visual nos jogos eletrônicos. Teresópolis: Nova Ideia, 2010.
Como citar:

Farias, Bruno Serviliano S.; Teixeira, Mário Meireles; "ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DA LINGUAGEM VISUAL RELACIONADOS ÀS FUNÇÕES INTERATIVA EM DISPOSITIVOS PORTÁTEIS", p. 13-24 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00071

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações