Artigo - Open Access.

Idioma principal

Análise de Ferramentas para Ensino de Algoritmos

Santos, Camila da Cruz; Almeida, Thayssa Inês Júlio Prata de; Matayoshi, Willer Paim; Orbolato, Daniela Resende Silva;

Artigo:

"Um algoritmo é a descrição de um padrão de comportamento, expressado em termos de um repertório bem definido e finito de ações primitivas, as quais damos por certo que podem ser executadas”. (GUIMARÃES Andamp; LAGES, 1994)Em outras palavras, um algoritmo é uma norma executável para atingir um certo efeito desejado, ou seja, para obter uma solução para certo tipo de problema.O aprendizado de algoritmos é essencial para bons profissionais na área de Tecnologia da Informação, porém este aprendizado é muitas vezes comprometido por questões pedagógicas ou dificuldades inerentes aos alunos iniciantes na disciplina.Uma das maiores dificuldades encontradas nessa disciplina é o fato de os estudantes não conseguirem associar os comandos utilizados ao que eles executam em um prompt, na tela do computador. As ferramentas que trabalham com Portugol, por exemplo, apresentam uma grande ajuda nesse caso, porque os alunos associam os comandos que eles estão aprendendo em sala de aula com a execução deles no terminal.O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparativa entre as ferramentas mais utilizados para o ensino de algoritmo.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-026

Referências bibliográficas
  • [1] FABRI, José Augusto. Ferramentas que auxiliam o ensino de algoritmos, 2008, Disponível em: Andlt;http://engenhariasoftware.wordpress.com/2008/07/15/ferramentas-que-auxiliam-o-ensino-algoritmos/Andgt; Acesso em: 22 setembro 2014.
  • [2] FIGUEIREDO, Paulo Henrique. NASCIMENTO, Tiago. Uma Ferramenta Web de Apoio ao Ensino de Algoritmos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2010.
  • [3] GUIMARÃES, Ângelo de Moura; LAGES, Newton Alberto de Castilho. .Algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: LTC, 1994.
  • [4] HOSTINS, Higor. Web Portugol. In: GIE, Grupo de informática na educação. 2006. Disponível em: Andlt;http://siaiacad17.univali.br/gie/index.php?option=com_contentAndamp;view=articleAndamp;id=23Andamp;Ite mid=32Andgt; Acesso em: 22 setembro 201
  • [5] HOSTINS, Higor. Tutorial ambiente web portugol. Disponível em: Andlt;http://siaiacad17.univali.br/ webportugol/tutorial_web_portugol.pdfAndgt; Acesso em: 22 setembro 2014.
  • [6] SOUZA, Cláudio Morgado de. VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. In. Revista TECCEN – volume 2 – número 2 - setembro de 2009. Disponível em: Andlt;http://www. uss.br/web/revista_informativo4/ArtigoVisuAlgSOUZA.pdf Andgt; Acesso em: 22 setembro 2014.
Como citar:

Santos, Camila da Cruz; Almeida, Thayssa Inês Júlio Prata de; Matayoshi, Willer Paim; Orbolato, Daniela Resende Silva; "Análise de Ferramentas para Ensino de Algoritmos", p. 53-54 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-026

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações