Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA ENTROPIA DE KOLMOGOROV A PARTIR DE MEDIÇÕES PIV NO ESCOAMENTO DA FASE LÍQUIDA DE UMA COLUNA DE BOLHAS

MOURA, HELDER LIMA DE ; AMARAL, RODRIGO DE LIMA ; SÁNCHEZ-FORERO, DIANA ISABEL ; CASTILHO, GUILHERME JOSÉ DE ; VIANNA, SÁVIO SOUZA VENÂNCIO ; MORI, MILTON ;

Artigo Completo:

Devido à sua construção simples e facilidade de operação, colunas de bolhas são frequentemente aplicadas em processos industriais. O conhecimento do comportamento fluidodinâmico desses reatores é importante para o controle da transferência de calor, transferência de massa e taxa de reação química. Muitos trabalhos baseiam-se na análise de flutuações de pressão para descrever o comportamento complexo de uma coluna de bolhas. Porém, sendo uma medida indireta da dinâmica do escoamento, essa torna-se a sua principal desvantagem. Nesse contexto, destaca-se a técnica de velocimetria por imagem de partícula (PIV). A PIV é uma técnica de medida não intrusiva que determina a distribuição de velocidade em uma área de investigação. Este trabalho tem como objetivo avaliar o escoamento da fase líquida usando a análise de caos a partir de medições PIV de flutuações de velocidade em uma seção de coluna de bolhas para diferentes vazões de gás. Para isto, utilizou-se os conceitos da entropia de Kolmogorov. A análise caótica se desponta como um método promissor, tendo como principal vantagem a sensibilidade a pequenas alterações do escoamento, em relação as análises no domínio do tempo e frequência. Os resultados obtidos mostram que é possível extrair informações relevantes a partir das medidas PIV em conjunto com a análise da entropia de Kolmogorov. Contudo, foi observado que para altas vazões a descrição da dinâmica do sistema requer maior atenção.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-CD-685

Referências bibliográficas
  • [1] ABARBANEL, H. D. I. Analysis of Observed Chaotic Data, 1996.
  • [2] ABBASI, M.; MOSTOUFI, N.; SOTUDEHGHAREBAGH, R.; ZARGHAMI, R. A novel approach for simultaneous hydrodynamic characterization of gas–liquid and gas–solid systems. Chemical Engineering Science, v.100, p.74–82, 2013.
  • [3] ADRIAN, R. Particle-imaging techniques for experimental fluid mechanics. Annual review of fluid mechanics, v. 23, p. 261-304, 1991.
  • [4] AJBAR, A.; AL-MASRY, W.; ALI, E. Prediction of flow regimes transitions in bubble columns using passive acostic meansurements. Chemical Engineering and Processing: Process Intensification, v.48, p. 101–110, 2009.
  • [5] AMARAL, R. L. “Uso da Velocimetria por Imagem de Partícula (PIV) na Indústria do Petróleo”, Palestra UFPE, Recife, 2013.
  • [6] AMARAL, R. L.; da COSTA. K. K.; FORERO D. I. S.; VIANNA, S. S. V.; TARANTO, O. P.; MORI, M. Efeito do préprocessamento de imagem PIV na velocidade do líquido em uma coluna de bolhas com expansão de diâmetro. Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Uberlândia-MG, Brasil, 2014b.
Como citar:

MOURA, HELDER LIMA DE; AMARAL, RODRIGO DE LIMA; SÁNCHEZ-FORERO, DIANA ISABEL; CASTILHO, GUILHERME JOSÉ DE; VIANNA, SÁVIO SOUZA VENÂNCIO; MORI, MILTON; "ANÁLISE DA ENTROPIA DE KOLMOGOROV A PARTIR DE MEDIÇÕES PIV NO ESCOAMENTO DA FASE LÍQUIDA DE UMA COLUNA DE BOLHAS", p. 155-164 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-CD-685

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações