Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Análise comportamental e desenvolvimento interpessoal do corpo docente: estudo de caso em uma escola pública em Pompéia-SP

Cazane, Ana Lívia ; Faxina, André Luiz ; Nascimento Neto, José Vieira do ;

Artigo Completo:

Esse trabalho faz parte de um projeto de parceria entre uma escola pública e uma empresa da cidade de Pompéia- SP e está direcionado ao desenvolvimento do corpo docente. Buscou-se realizar o mapeamento comportamental do corpo docente, visando maximizar a sua capacidade de ensino e aprendizagem para gerar reflexões que despertem a motivação da equipe. Para a consecução dos objetivos propostos, o presente trabalho é constituído pela descrição do projeto voluntário desenvolvido com os professores da escola escolhida, ressaltando as atividades desenvolvidas ao longo de um período de oito semanas. Os resultados demonstram uma melhora na satisfação pessoal no trabalho crescente ao longo das atividades desenvolvidas e também identifica que os docentes se enquadram no nível Social da pirâmide de Maslow. Destaca-se que as escolas públicas devem estar sempre atentas ao seu principal ator, que é o professor, de modo a oferecer uma educação de qualidade, a partir da análise foi possível observar que a emergência da necessidade formativa docente coexiste com a emergência de outros temas como a motivação e o autoconhecimento.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Escola pública; docentes; motivação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-endge2016-011

Referências bibliográficas
  • [1] CAMPOMAR, M. C. Do uso de “estudos de casos”em pesquisas para dissertações e teses em administração – Revista de Administração, São Paulo: v. 26, n. 3, jul/set. 199
  • [2] KLEIN, R., RIBEIRO S.C. "O censo educacional e o modelo de fluxo: O problema da repetência." Revista Brasileira de Estatística 52, no. 197 (1991): 5-45.
  • [3] LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Universidade Federal de Goiás. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
  • [4] LIBÂNEO, J. C. Sistema de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens? In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 70-125.
  • [5] MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • [6] MARTINS, P.A.P.; LOUZADA, S.S.S. O Uso das Ferramentas de Recursos Humanos na Gestão Escolar. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.5, jan./jul. 2011 – ISSN 1807-9539
  • [7] MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia e Planejamento. São Paulo: Atlas, 1996.
  • [8] MONTEIRO, E.; MOTTA, A. Gestão escolar: perspectivas, desafios e função social. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 307 p. (Educação). ISBN 978-85-216-2301-4.
  • [9] ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Education, 2002.
  • [10] SOUZA, R. Case Research in Operations Management. EDEN Doctoral Seminar on Research Methodology in Operations Management, Brussels, Belgium, 2005.
  • [11] VILAS BOAS, A.A; CAMANHOLLI, F.; PEREIRA, A.S; LACERDA, J.A.; DAHER, D.M. A Importância das Práticas de Gestão de Pessoas na Administração de Escolas Públicas do Município de Lavras – Mg. IX SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012.
  • [12] YIN, R. K. Estudo de Caso – planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Como citar:

Cazane, Ana Lívia; Faxina, André Luiz; Nascimento Neto, José Vieira do; "Análise comportamental e desenvolvimento interpessoal do corpo docente: estudo de caso em uma escola pública em Pompéia-SP", p. 108-113 . In: Anais do I Encontro Nacional de Docentes em Gestão Empresarial. São Paulo: Blucher, 2016. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-endge2016-011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações