Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANALISE DE INTERFACES VISUAIS APLICADA A AMBIENTES INTERATIVOS: HEINEKEN EXPERIENCE COMO ESTUDO DE CASO

ANALYSIS OF DIGITAL INTERFACES APPLIED TO INTERACTIVE ENVIRONMENTS: HEINEKEN EXPERIENCE AS A CASE STUDY

BEZERRA, Pablo Felipe Marte ; ARRUDA, Amilton José Vieira de ;

Poster:

O artigo enfocará no aspecto cognitivo da Ergonomia, especialmente na interação humano-computador (IHC), explorando o impacto que as interfaces digitais têm na criação de experiências únicas para o usuário. Será analisada a Heineken Experience, em Amsterdã, um ambiente projetado para mostrar a história da empresa e promover interações diferenciadas. Através de entrevistas com visitantes e dados coletados sobre o local, pretendemos mostrar como o planejamento e gestão de marca aliada a utilização de interfaces digitais, o design focado no usuário e a IHC influenciam na apreciação do visitante ao ambiente e no crescimento da afeição do usuário com a marca.

Poster:

This article will focus on the cognitive aspect of Ergonomics, especially in the Human-Computer Interaction (HCI), exploring the impact that digital interfaces have on creating unique experiences for the users. It will be analyzed the Heineken Experience, in Amsterdam, a place designed to showcase the company’s history and promote exceptional interactions. Through interviews with visitors and collected data about the place we intend to show how planning and brand management combined with the use of digital interfaces, user-centered design and HCI influence the visitor’s appreciation of the environment and in the growth of the user’s affection with the brand.

Palavras-chave: Ergonomia Cognitiva, Interação Humano-Computador, Usabilidade, Interfaces Digitais, Design de Experiência, Design Emocional, Cognitive Ergonomics, Human-Computer Interaction, Usability, Digital Interfaces, User-experience Design, Emotion Design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-209-E145

Referências bibliográficas
  • [1] ALLANWOOD, Gavin; BEARE, Peter. User Experience Design – Creating Designs Users Really Love. Londres, Bloomsbury Publishing, 2014.
  • [2] ARRUDA, Amilton. Como a Tendência do Design Experience se Aplica Diretamente em Projetos Estratégicos. Revista Design Portfólio. Fascículo 1, 2013.
  • [3] BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
  • [4] CAÑAS, José J.; WAERNS, Yvonne. Ergonomía Cognitiva – Aspectos Psicológicos de la Interacción de las Personas com la Tecnologia de la Infomación. Madri, Espanha, Editora Médica Panamericana, 2001.
  • [5] CARVALHO, Paulo Victor Rodrigues de. In: MÁSCULO, Francisco Soares; VIDAL, Mario César (Org.). Ergonomia: Trabalho Adequado e Eficiente. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011. cap. 9.
  • [6] CHAPMAN, Stephen J. Design de Interação – Além da Interação Humano-Computador. Porto Alegre, Bookman Editora, 2011.
  • [7] GOBÉ, Marc. Brandjam: O Design Emocional na Humanização das Marcas. Rio de Janeiro, Rocco, 2010.
  • [8] GUTIÉRREZ, Mario A.; VEXO, Frédéric; THALMANN, Daniel. Stepping into Virtual Reality. Londres, Springer, 200
  • [9] HILLER, Marcos. Branding: A Arte de Construir Marcas. São Paulo, Trevisan Editora, 2012.
  • [10] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006.
  • [11] NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Diego, EUA, Elsevier, 1993.
  • [12] NORMAN, Donald. A. Design Emocional – por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2008.
  • [13] NORMAN, Donald A. O Design do Futuro. Rio de Janeiro, Rocco, 2010.
  • [14] PETROSKI, Henry. A Evolução das Coisas Úteis. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2007.
  • [15] PEREZ, Clotilde. Signos da Marca: Expressividade e Sensorialidade. São Paulo, Thomson, 2004.
  • [16] SHERMAN, William R.; CRAIG, Allan B. Understanding Virtual Reality – Interface, Application and Design. San Francisco, EUA, Morgan Kaufmann Publishers, 2003.
  • [17] SOARES, João Marcelo R.; SILVA, José Carlos Plácido da.; PASCHOARELLI, Luís Carlos. A Evolução da Ergonomia e sua Interface com o Design. In: PASCHOARELLI, Luís Carlos; SILVA, José Carlos Plácido da. (Org). Design Ergonômico – Estudos e Aplicações. Bauru, SP, Canal 6 Editora, 2013. p. 141-151.
Como citar:

BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de; "ANALISE DE INTERFACES VISUAIS APLICADA A AMBIENTES INTERATIVOS: HEINEKEN EXPERIENCE COMO ESTUDO DE CASO", p. 1464-1475 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-209-E145

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações