Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Alergia a medicamentos em crianças: importância do diagnóstico e manejo corretos.

Drug allergy in children: importance of correct diagnosis and management.

Fernandes, Fátima Rodrigues;

Artigo:

Qualquer reação prejudicial e não intencional ocasionada por medicamentos ou drogas são denominadas reações adversas a drogas, segundo definição da Organização Mundial da Saúde. Elas podem ser previsíveis, se relacionadas a um efeito colateral pela ação farmacológica ou tóxica do medicamento, ou imprevisíveis, quando são reações idiossincrásicas ou de hipersensibilidade. Existem muitos exemplos de cada condição, sendo que muitos deles se manifestam na pele. Em crianças, o diagnóstico preciso é um desafio, visto que são mais susceptíveis do que os adultos a estas reações e, ainda, podem ser confundidas com outras doenças típicas da infância como por exemplo o exantema viral. Entretanto, estas reações podem variar em termos de gravidade e o diagnóstico preciso e manejo adequado são fundamentais para um desfecho favorável. Esta revisão busca descrever as estatísticas, fatores de risco e características principais das reações alérgicas a medicamentos em crianças e os sinais de alerta para maior gravidade.

Artigo:

Any harmful and unintended reaction caused by medications or drugs are called adverse drug reaction as defined by the World Health Organization. They may be predictable, if a side effect related to the pharmacological or toxic effect of the drug, or unpredictable, when idiosyncratic or hypersensitivity reactions occur. There are many examples of each condition, many of whom are manifested in the skin. In children, accurate diagnosis is a challenge, since they are more susceptible than adults are to these reactions and can be confused with other typical childhood diseases such as viral rash. However, these reactions can vary in severity and accurate diagnosis and appropriate management are critical for a favorable outcome. This review seeks to describe the statistics, risk factors and key features of allergic drug reactions in children and warning signs for severe reactions.

Palavras-chave: alergia a drogas, hipersensibilidade, exantemas, urticaria, criança, reação adversa a drogas, drug allergy,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-2cisep-005

Referências bibliográficas
  • [1] Abonia JP, Castells M. Drug Allergy in Pediatric Patients. Pediatric Annals 2011; 40:4.
  • [2] Barbaud A. Skin Testing in Delayed Reactions to Drugs. Immunol Allergy Clin N Am 2009; 29:517–535.
  • [3] Caubet J-C, Pichler WJ, Eigenmann PA. Educational case series: Mechanisms of drug allergy. Pediatr Allergy Immunol 2011; 22: 559–567
  • [4] Caubet J-C, Eigenmann PA. Diagnostic issues in pediatric drug allergy. Curr Opin Allergy Clin Immunol 2012; 12:341–347.
  • [5] Fernandes FR et al. Severe Cutaneous Drug Reactions: Description of a Serie Cases. Oral abstract session. WAC World Allergy Congress. Cancun Dec 6th 2012.
  • [6] Fernandes FR, Taguchi MR, Cabral JEB, Ayres SS, Pimentel D, Sá LC, Baldaçara RPC, Aun WT, Mello JF. Toxic epidermal necrolysis in newborn period: case report. Allergol. Immunopathol (Madr).2011; doi:10.1016/j.aller.2010.0004
  • [7] Heelan K, Shear NH. Cutaneous Drug Reactions in Children: An Update. Paediatr Drugs. 2013; 15(6):493-503.
  • [8] Impicciatore P, Choonara I, Clarkson A, Provasi D, Pandolfini C, Bonati M. Incidence of adverse drug reactions in paediatric in/out-patients: a systematic review and meta-analysis of prospective studies. Br J Clin Pharmacol 2001; 52: 77-83.
  • [9] Noguera-Morel L, Hernández-Martín A, Torrelo A. Cutaneous Drug Reactions in the Pediatric Population. Pediatr Clin N Am 2014; 61: 403–426.
  • [10] Posadas SJ, Pichler WJ. Delayed drug hypersensitivity reactions – new concepts. Clinical and Experimental Allergy 2007; 37: 989–999.
  • [11] Rashed AN, Wong ICK, Cranswick N, Tomlin S, Rascher W, Neubert A. Risk factors associated with adverse drug reactions in hospitalised children: international multicentre study. Eur J Clin Pharmacol 2012; 68:801–810.
  • [12] Romano A, Torres MJ, Castells M, Sanz ML, Blanca M. Diagnosis and management of drug hypersensitivity reactions. J Allergy Clin Immunol 2011; 127:S67-73.
  • [13] Rosário NA, Grumach AS. Allergy to beta-lactams in pediatrics: a practical approach. J Pediatr (Rio J). 2006; 82(5 Supl):S181-8.
  • [14] Roujeau JC, Kelly JP, Naldi L, et al. Medication use and the risk of Stevens-Johnson syndrome or toxic epidermal necrolysis. N Engl J Med.1995; 333(24):1600-1607.
  • [15] Santos DB, Coelho HLL. Adverse drug reactions in hospitalized children in Fortaleza, Brazil. Pharmacoepidemiology and drug safety 2006; 15:635–640.
  • [16] Scherer K, Bircher AJ. Danger Signs in Drug Hypersensitivity. Med Clin N Am 2010; 94: 681–689.
  • [17] Schnyder B. Approach to the Patient with Drug Allergy. Med Clin N Am 2010; 94: 665–679.
Como citar:

Fernandes, Fátima Rodrigues; "Alergia a medicamentos em crianças: importância do diagnóstico e manejo corretos.", p. 34-45 . In: Anais do 2° Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas [=Blucher Medical Proceedings, v.1, n.4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-2cisep-005

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações