Artigo - Open Access.

Idioma principal

ADEQUAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DA COOPERATIVA DOS CATADORES DA VILA EMATER (COOPVILA) EM MACEIÓ - AL

SILVA, Janine da Rocha ; VIEIRA, Júlio César Barbosa ; PAULA, Kadja Monaysa Mendonça de ; PEIXOTO, Vinícius Santos ; PINTO JUNIOR, Ismar Macário ;

Artigo:

A população brasileira gera diariamente toneladas de resíduos sólidos e o destino adequado desses materiais relaciona-se diretamente com a preservação da saúde do meio ambiente. A reciclagem se apresenta como uma promissora solução para este fato, pois, faz com que o resíduo torne-se novamente matéria prima, voltando ao ciclo produtivo, realizando a logística reversa e diminuindo dessa maneira o uso de recursos naturais. As cooperativas de reciclagem representam majestosa e significativamente a possibilidade de redução e reutilização dos resíduos sólidos que poderiam afetar negativamente o meio ambiente. A sociedade e o mercado passaram a cobrar sustentabilidade e segurança nos processos produtivos, e nossas cooperativas sofrem com um atraso na chegada de inovação de procedimentos, e para se manterem atuantes as cooperativas precisaram se adequar. Diante da necessidade de atualização, capacitação e melhoria de vida das cooperativas, o projeto “Ser + Realizador”, incentivado Pela Braskem e Sebrae, objetiva levantar as condições atuais de funcionamento, com ênfase no processo de produção, no atendimento das ambientais e de saúde e segurança dos colaboradores da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater - COOPVILA, que localiza-se em Maceió, no Bairro Jacarecica. A importância do segmento, embora prioritária nessa área, não se destaca apenas no setor ambiental, sua melhoria refletirá sócio e economicamente na comunidade. As técnicas aplicadas para a valorização do valor de mercado dos recicláveis elevará a renda atingindo diretamente a qualidade de vida dos cooperados, ampliando as oportunidades de emprego e melhorando ainda a conscientização ambiental, tudo isso a partir do acesso a informação.

Artigo:

Palavras-chave: Reciclagem, Cooperativa, Meio Ambiente,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-001-5050

Referências bibliográficas
  • [1] LOGÍSTICA REVERSA, Série: Cadernos de Educação Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente Estadual, texto de Flávio Miranda de Ribeiro - São Paulo – SP.
  • [2] MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS/ José Henrique Penido Monteiro... [et al.]; coordenação técnica Victor Zular Zveibil Rio de Janeiro: IBAM, 2001.
  • [3] ABNT. NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação – Rio de Janeiro, 2004.
Como citar:

SILVA, Janine da Rocha; VIEIRA, Júlio César Barbosa; PAULA, Kadja Monaysa Mendonça de; PEIXOTO, Vinícius Santos; PINTO JUNIOR, Ismar Macário; "ADEQUAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DA COOPERATIVA DOS CATADORES DA VILA EMATER (COOPVILA) EM MACEIÓ - AL", p. 819-826 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-001-5050

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações