Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ADAPTAÇÃO DO MODELO DE TRANSPORTE PARA UTILIZAR NO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO CONSIDERANDO MÚLTIPLOS RECURSOS E FAMÍLIAS DE ITENS

Jaensch, Debora ; Volpi, Neida Maria Patias ;

Artigo Completo:

A área temática deste trabalho é o uso do modelo de transporte como técnica para o planejamento da produção. Um bom plano de produção é aquele que atende as demandas dentro do prazo, respeita a capacidade dos recursos disponíveis e minimiza os custos de produção. Este trabalho busca através da Pesquisa Operacional, adaptar o modelo do transporte ao planejamento da produção, e gerar um aplicativo que sirva de suporte aos tomadores de decisão, fornecendo informações para análise de diferentes cenários do sistema produtivo. Esse aplicativo deve trabalhar com um horizonte de planejamento e custos diferenciados por período e modo de produção, permitir estoque e backlogging, avaliar alterações no planejamento no caso de mudanças na capacidade ou demanda, além de ter fácil utilização, possibilitando assim o gerenciamento fornecendo informações ao usuário.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Planejamento da Produção; Programação Linear Inteira; Modelo de Transporte,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140271

Referências bibliográficas
  • [1] ARENALES, M.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R.; YANASSE, H. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
  • [2] EREGUNC, S. S.; TUFEKCI, S. A transportation type aggregate production model with bounds on inventory and backordering. European Journal of Operational Research, 35: 414-425, 1988.
  • [3] GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração de produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
  • [4] PIZZOLATO, A. L.; GANDOLPHO,A.A. Técnicas de Otimização. Rio de Janeiro, LTC, 2012.
Como citar:

Jaensch, Debora; Volpi, Neida Maria Patias; "ADAPTAÇÃO DO MODELO DE TRANSPORTE PARA UTILIZAR NO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO CONSIDERANDO MÚLTIPLOS RECURSOS E FAMÍLIAS DE ITENS", p. 255-266 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140271

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações