Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

ACCESSIBILITY OF SIDEWALKS IN FEDERAL UNIVERSITY OF PERNAMBUCO

LIRA, Ana Karina Morais de; LIRA, Carlos André Morais de;

Artigo:

Neste trabalho discutimos as condições de acessibilidade de calçadas do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cuja avaliação foi proposta por alunos com deficiência. A pesquisa de campo incluiu a verificação in loco, com uso de técnicas de análise walkthrough com pessoas com deficiência motora e visual, relato de vivência e levantamento técnico envolvendo check list e registros escrito e fotográfico. Entre outros aspectos, a análise aponta que há ausência de rebaixamento de guias e problemas na sinalização tátil instalada nas novas calçadas, o que indica a necessidade de realizar adequações, atendendo-se as normas técnicas e legislação vigente.

Artigo:

This study discusses the conditions of accessibility of sidewalks in Federal University of Pernambuco (UFPE), whose evaluation was proposed by students with disabilities. The field research included a verification in loco, using techniques of walk through with people with physical and visual disabilities, experience report and technical survey involving check list and written and photographic records. Among other things, the analysis indicates that there is absence of dropped curbs/ramps and problems in tactile signage installed in new sidewalks, which indicates the need for adjustments, taking up technical standards and current legislation.

Palavras-chave: Acessibilidade física, calçadas, Análise walkthrough, Pessoas com deficiência motora e visual., Physical accessibility,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-47-E119

Referências bibliográficas
  • [1] CAVALCANTE, Maria Eduarda Sousa; LIRA, Ana Karina Morais de; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto; MACIEL, Antônia Kátia Soares. Acessibilidade espacial no entorno do Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. Anais do XXII Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE, 2013.
  • [2] CUNHA, Regina Lopes de Sousa da (2014) Uma visão perspectiva da acessibilidade física na Universidade Federal do Ceará. Em Ana Karina Morais de Lira; Ana Maria Monte Coelho Frota (Org.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014a, p. 201-210.
  • [3] FONSECA, Juliane Figueiredo; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. O ambiente está adequado? Prosseguindo a discussão. Em Produção, v. 19, n. 3, set/dez 2009, p. 502-51
  • [4] LIRA, Ana Karina Morais de Lira (2007) Projeto Acessibilidade Itinerante. Texto digitalizado, 10 páginas.
  • [5] LIRA, Ana Karina Morais de (Coord.) (2012) Programa Educação Inclusiva e Acessibilidade. Proposta submetida e aprovada pelo Edital PROEXT 2013. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Programa de Extensão Universitária (MEC/SESu).
  • [6] LIRA, Ana Karina Morais de Lira (2007) A gente não quer só comida, a gente quer a vida, como a vida quer: relato de experiência de ecoturismo acessível em Sabiaguaba. Texto digitalizado, 8 páginas.
  • [7] LIRA, Ana Karina Morais de. Apresentação. Em Ana Karina Morais de Lira; Ana Maria Monte Coelho Frota (Org.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014a, p. 11-21.
  • [8] LIRA, Ana Karina Morais de. O Projeto UFC Inclui: propostas, ações e resultados. Em Ana Karina Morais de Lira; Ana Maria Monte Coelho Frota (Org.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014b, p. 25-77.
  • [9] OLIVEIRA, Gilberto; RANGEL, Márcia; MONT''ALVÃO, Cláudia. Uma visão crítica sobre as metodologias utilizadas nas pesquisas de ergonomia do ambiente construído – A constelação de atributos. Em Ergodesin Andamp; HCI, v. 1, n. 2, 2013, p. 10-17.
  • [10] PESSOA, Nadja Soares de Pinho. Mosaico: um hino de amor à vida, Fortaleza: Secretaria Municipal de Educação, 2010, p. 53 (Artigo intitulado Cidadania, direito de todos?).
  • [11] VASCONCELOS, Christianne Falcão e; VILLAROUCO, Vilma; SOARES, Marcelo Marcio. Contribuição da psicologia ambiental na análise ergonômica do ambiente construído. Em Ação Ergonômica, v. 5, n. 3, 2010, p. 14-20. Disponível em www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/download/92/89. Acesso em 30 Dez 2014.
  • [12] VILLAROUCO, Vilma e ANDRETO, Luiz F. M. Avaliando desempenho de espaços de trabalho sob o enfoque da ergonomia do ambiente construído. Em Produção, v. 18, n. 3, set/dez 2008, p. 523-539. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132008000300009Andamp;script=sci_arttext Acesso em 30 Dez 2014.
  • [13] SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. A acessibilidade de pessoas com deficiência nas instittuições de ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceará. Anais... V Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luis do Maranhão, 2011.
Como citar:

LIRA, Ana Karina Morais de; LIRA, Carlos André Morais de; "ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO", p. 246-259 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-47-E119

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações