Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM ESPAÇOS COLETIVOS DE LAZER

MEDEIROS, Bruna Larine Dantas de ; NUNES, Talita Cirne ;

Artigo Completo:

Este artigo procura analisar a influência de equipamentos acessíveis e sua relação com a integração social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida/limitada em áreas de uso coletivo destinadas ao lazer, neste caso, as praças. Para isso, foram realizados estudos comportamentais e funcionais através de observações “in loco”, registro fotográfico, passeio acompanhado e aplicação de questionários que buscaram obter a opinião dos usuários de duas praças da cidade de Natal-RN, e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida/limitada, acerca da utilização desse tipo de ambiente, das dificuldades encontradas, e dos pontos positivos e negativos de cada equipamento e característica do local. O trabalho aborda a relação entre o espaço público e a cidadania, a partir da análise da acessibilidade nos espaços públicos e das praças enquanto espaços de convívio, trazendo algumas recomendações, com base no que foi desenvolvido e observado ao longo da pesquisa, para que o espaço público possa contribuir na inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade limitada/reduzida, e possa, consequentemente, ser mais utilizado.

Artigo Completo:

Palavras-chave: acessibilidade; praça; espaço público,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-ACE07-1

Referências bibliográficas
  • [1] ALEX, Sun. Projeto da Praça. São Paulo: Senac, 2008.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.
  • [3] DISCHHINGER, Marta; SAVI, Aline; SILVA, Leonora; INNECCO, Carolina. Incluir brincando. Inclusão, Brasília, v. 4, n. 2, p. 38-45, jul./out. 2008
  • [4] LIMA, Dália Maria Maia Cavalcanti de. O espaço de todos, cada um no seu lugar: o uso dos espaços públicos destinados ao lazer em Natal. Tese (doutorado), Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, UFRN, Natal/RN, 2006.
  • [5] NATAL. Lei n° 4.090 de 03 de julho de 1992. Dispõe sobre a eliminação de barreiras arquitetônicas. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2009.
  • [6] ROBBA, Fábio; MACEDO, Silvio Soares. Praças Brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.
Como citar:

MEDEIROS, Bruna Larine Dantas de; NUNES, Talita Cirne; "ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM ESPAÇOS COLETIVOS DE LAZER", p. 573-584 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-ACE07-1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações