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ABORDAGENS PARA COCRIAÇÃO NO ENSINO DO DESIGN: REFLEXÕES SOBRE INICIATIVAS NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS GRADUAÇÃO

Krucken, Lia; Mol, Iara;

Artigo:

Este artigo busca promover uma reflexão sobre algumas abordagens de cocriação no ensino do design. Apresenta‐se, como estudo de caso, experiências conduzidas em cursos de graduação e pós‐graduação na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, no período de 2012 a 2014. Destacam‐se as ferramentas de design que são usadas nos processos de criação, desenvolvimento e apresentação das soluções pelos alunos. Como resultado, discutem‐se alguns pontos críticos e questões em aberto levantados ao longo do processo de inovação colaborativa, visando contribuir para o entendimento das competências necessárias à formação de profissionais dinâmicos, que possam oferecer soluções contextualizadas ao cenário atual. Por fim, evidencia‐se aspectos relacionados ao potencial de inovação social presentes nos projetos.

Artigo:

This article aims to reflect on some approaches to co‐creation for design teaching. Presents, as a case study, conducted experiments in undergraduate and postgraduate studies at Escola de Design ‐ UEMG, in the period 2012‐2014. Noteworthy are the design tools that are used in the processes of creation, development and presentation of solutions by students. As a result, we discuss some critical issues and open questions raised throughout the process of collaborative innovation, aiming to contribute to the understanding of the skills necessary for the formation of dynamic professionals, who can offer solutions that best fit the current scenario. Finally, highlights aspects related to the potential for social innovation projects.

Palavras-chave: Cocriação, Processos Participativos, Pesquisa e Ensino em Design, Inovação Social., Co‐creation, Participatory Processes, Design Teaching and Research, Social Innovation.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01062

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Como citar:

Krucken, Lia; Mol, Iara; "ABORDAGENS PARA COCRIAÇÃO NO ENSINO DO DESIGN: REFLEXÕES SOBRE INICIATIVAS NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS GRADUAÇÃO", p. 992-1000 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01062

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