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A VIRTUALIDADE COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL.

CONCEIÇÃO FILHO, Antônio Carlos da ; PICCOLOTTO, Denize Carvalho ; NAJAR, Núbia Silva ;

Resumo:

O presente trabalho intitulado “A virtualidade como processo de comunicação e complexidade na educação de ensino superior presencial” tem por objetivo principal apreciar e avaliar a utilização das ferramentas na modalidade EaD e sua utilização no processo comunicacional no Ensino superior presencial, a metodologia utilizada será a qualitativa onde serão utilizadas ferramentas como questionários, entrevistas e observação direta, pretende-se através desta pesquisa abordar as mudanças que a EaD tem proporcionado aos acadêmicos de ensino superior modalidade presencial, em seus processos de aprendizado a partir das questões de âmbito comunicacional e ecossistêmico, além de chamar a atenção para as questões norteadoras neste processo aparentemente novo ao acadêmico. Como resultados esperados pretende-se demonstrar que a tecnologia tem mudado com o passar dos anos, e essas mudanças interferem diretamente no que podemos chamar de era digital, onde a virtualização de processos e atividades tem criado paradigmas e questões complexas e, que cabe a instituição, professor e aluno adaptar-se a essas mudanças, de forma tal que a comunicação seja observada como objeto de estudo neste meio complexo: o educacional.

Resumo:

Palavras-chave: Comunicação, Complexidade, Virtualidade, EaD, Ensino Superior Presencial.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp2015-0020

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Como citar:

CONCEIÇÃO FILHO, Antônio Carlos da; PICCOLOTTO, Denize Carvalho; NAJAR, Núbia Silva; "A VIRTUALIDADE COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL.", p. 135-149 . In: Anais do VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.1].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp2015-0020

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