Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A trajetória do filme-revista no Brasil: um estudo de Caídos do céu (1946)

Vasconcellos, Evandro Gianasi ;

Artigo Completo:

Este trabalho tem como objetivo discutir a existência de um filão cinematográfico que se relaciona diretamente com aspectos do teatro de revista, um tipo de espetáculo com elementos e convenções bem definidos e de grande sucesso no Brasil entre o final do século XIX e primeira metade do século XX, principalmente. Através de uma revisão da produção cinematográfica brasileira, pretendemos demonstrar a existência de uma trajetória de filmes-revista no Brasil, que compreende filmes realizados na primeira década do século passado, na chamada “Bela Época”, com destaque para o grande sucesso de Paz e amor (Alberto Moreira, 1910), até as comédias carnavalescas dos anos 1930 e 1940. A partir disso, em um estudo de caso do filme Caídos do céu (Luiz de Barros, 1946), anunciado nos jornais como uma revista carnavalesca e dirigido por Luiz de Barros, cineasta que também trabalhou muitos anos com teatro de revista, procuraremos identificar alguns pontos de contato entre os dois meios artísticos, observando aspectos como números musicais, elenco, enredo, entre outros.

Artigo Completo:

Palavras-chave: cinema brasileiro, teatro de revista, filme-revista, Luiz de Barros, Caídos do céu, gêneros cinematográficos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-002

Referências bibliográficas
  • [1] Antunes, D. (2002). Fora do sério: um panorama do teatro de revista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte.
  • [2] Barros, L. (1978). Minhas memórias de cineasta. Rio de Janeiro: Artenova: Embrafilme.
  • [3] Bernardet, J. C. (1995). Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume.
  • [4] Costa, F. M. (2006). O som no cinema brasileiro: revisão de uma importância indeferida. Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.
  • [5] Dicionário Cravo Albin da música popular brasileira. Recuperado de: http://www.dicionariompb.com.br/
  • [6] Filmografia da Cinemateca Brasileira. Recuperado de: http://www.cinemateca.gov.br/
  • [7] Freire, R. L. (2011). Carnaval, mistério e gangsters: O filme policial no Brasil (1915-1951). Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.
  • [8] Veneziano, N. (1991). O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: UNICAMP.
  • [9] Veneziano, N. (2006). De pernas para o ar: teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial.
Como citar:

Vasconcellos, Evandro Gianasi; "A trajetória do filme-revista no Brasil: um estudo de Caídos do céu (1946)", p. 23-34 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-002

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações