Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

“A REDE NOSSA DE CADA DIA”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REDE DE DORMIR ARTESANAL NA ASSOCIAÇÃO XIQUE-XIQUE EM PEDRO II- PIAUÍ

Nonato, Clarissa Borges ; Cavalcanti, Virgínia Pereira ;

Artigo Completo:

Este artigo trata da relação entre design, artesanato e desenvolvimento sustentável local, tendo como propósito analisar as ações do design como instrumento a serviço do desenvolvimento sustentável local. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso com uma observação direta e cuidadosa sob a rede de dormir artesanal da Associação Xique-Xique, objeto de estudo desta pesquisa, nos seguintes aspectos: dimensão sociocultural e econômica, identificação da técnica de produção, tipos de redes e elementos figurativos e, ainda, as inserções de design a serviço do desenvolvimento sustentável local. Os resultados sinalizaram que o artefato possui um elevado valor sociocultural e importância econômica para as tecelãs e que o design pode ser um meio para melhorar a competitividade das redes de dormir artesanais. Mas para que essas inserções de design se revertam em desenvolvimento sustentável local na Associação Xique-Xique é necessário uma ação conjunta e eficaz em toda a cadeia produtiva. É importante levar em consideração não somente o produto, mas aspectos relacionados, por exemplo, à comunicação e mercado.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Cultura material; Design; Artesanato; Rede de dormir; Desenvolvimento sustentável local.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0440

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 201
  • [2] BORGES, Adélia. Design mais artesanato: o caminho brasileiro. 1ª edição. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
  • [3] BUARQUE, Sergio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
  • [4] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3ª edição. São Paulo: Editora Blucher, 2008.
  • [5] CARVALHO, Luciana. Artes e ofícios de Pedro II. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2009.
  • [6] CASCUDO, Luís da Câmara. Rede de dormir: uma pesquisa etnográfica. 2ª ed. São Paulo: Global, 2003.
  • [7] CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • [8] CAVALCANTI, Virgínia; AZEVEDO, Luciana. A relação entre o design e os programas de fomento ao artesanato brasileiro. A Casa. São Paulo. 2013. Disponível em: http//: www.acasa.org.br acesso em 25/03/2015.
  • [9] ECIB. Estudo da competitividade da Indústria brasileira. Relatório Final. IE/UNICAMP, IEI-UFRJ-FDC-FUNCEX, 1993.
  • [10] YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ªed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • [11] LAKATOS, Eva Maria; MARCONE, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
  • [12] MANZINI, Ézio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Cadernos do Grupo de Altos Estudos, v.1. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
Como citar:

Nonato, Clarissa Borges; Cavalcanti, Virgínia Pereira; "“A REDE NOSSA DE CADA DIA”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REDE DE DORMIR ARTESANAL NA ASSOCIAÇÃO XIQUE-XIQUE EM PEDRO II- PIAUÍ", p. 5141-5152 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0440

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações