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A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DE PESQUISADORES PARANAENSES

DENARDI, Didiê Ana Ceni ; SOUZA MACHADO, Ederson Henrique de ; CAMILOTTI, Camila Paula ;

Artigo Completo:

Conhecer como se dá a (re)construção da identidade profissional docente é crucial para o aprimoramento de cursos de formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais, neste caso de língua inglesa. Baseando-se nesse pressuposto, este artigo visa apresentar resultados preliminares do projeto de pesquisa “(Re)construção da identidade do professor de língua inglesa sob a ótica de pesquisadores paranaenses”, cujo objetivo é o de investigar o conceito de identidade e conceitos adjacentes discutidos nos estudos referentes à formação de professores de Língua Inglesa desenvolvidos por pesquisadores de Programas de Pós-Graduação de instituições de ensino do Paraná no período de 2007 a 2016, bem como fazer um levantamento das características presentes nos estudos selecionados. Os dados foram coletados através de busca de trabalhos sobre a temática nos curriculum lattes de professores de programas de pós-graduação em Letras/Linguística de universidades estaduais e federais do Paraná, reconhecidos pela CAPES, verificando-se na seção “publicações em periódicos”, artigos cujo título continha a palavra “identidade” e que esses estivessem relacionados à formação de professores de inglês. Cinco artigos foram identificados e tomados para uma análise descritiva. Os estudos foram analisados utilizando-se dos tópicos: a) contexto de produção; b)objetivo; c) definição do conceito de identidade profissional docente; d) metodologia de pesquisa e e) resultados e conclusões dos pesquisadores Em geral, os estudos apontam para o conceito da identidade profissional do professor de inglês como um processo reflexivo que está em constante transformação devido às mudanças na sociedade contemporânea e que se constitui na interação com o outro através das experiências no trabalho e em outros contextos sociais.

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Palavras-chave: (Re)construção da identidade profissional; Professor de inglês; Contexto paranaense,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-020

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Como citar:

DENARDI, Didiê Ana Ceni; SOUZA MACHADO, Ederson Henrique de; CAMILOTTI, Camila Paula; "A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DE PESQUISADORES PARANAENSES", p. 241-253 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-020

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