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A PROPOSTA COMERCIAL DE DESIGN NA PERSPECTIVA DOS BOUNDARY OBJECTS: REFLEXÕES PRELIMINARES

Lesnovski, Melissa Merino ; Costa, Filipe Campelo Xavier da ;

Artigo Completo:

Diretamente relacionada à vantagem competitiva de uma organização, a terceirização dos serviços de design implica em negociações comerciais entre a organização contratante e a vendedora para cada projeto realizado. Os atritos existentes durante o processo de negociação comercial e resultantes dos acordos firmados nessa etapa dão margem a uma reflexão sobre o quanto esse processo não seria, em si, um projeto do projeto de design, um script delimitando recursos, limites, escopo e bases colaborativas para o processo projetual. A elaboração da proposta comercial de design é analisada, neste artigo, sob a perspectiva dos boundary objects, articulando modelos mentais diversos dentro de um contexto colaborativo de emergência de requisitos e sucessivos enquadramentos do problema de design. As reflexões resultantes desta pesquisa teórica poderão embasar futuras e mais profundas explorações sobre o tema.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design estratégico; problema de design; emergência de requisitos; boundary objects; proposta comercial,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0154

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Como citar:

Lesnovski, Melissa Merino; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "A PROPOSTA COMERCIAL DE DESIGN NA PERSPECTIVA DOS BOUNDARY OBJECTS: REFLEXÕES PRELIMINARES", p. 1811-1822 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0154

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