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A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA DE 2003 A 2014

TORRES, Ricardo Lobato ;

Artigo:

O artigo discute as mudanças institucionais promovidas pelo governo federal a fim de viabilizar uma política industrial para a indústria farmacêutica a partir de 2003. As políticas industriais da PITCE de 2004, PDP de 2008 e PBM de 2011, estabeleceram o chamado complexo econômico-industrial da saúde como área prioritária de atuação. O governo lançou uma série de medidas para promover o desenvolvimento industrial, como a oferta de crédito subsidiado, isenções fiscais, estímulos à interação universidade-empresa, subvenção econômica, investimento público e, principalmente, o uso do poder de compra do Estado, através das demandas do SUS, para promover uma política de parcerias público-privadas a fim de financiar um processo de transferência de tecnologia para a produção local de medicamentos estratégicos, como antirretrovirais, oncológicos e produtos biológicos. As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) do Ministério da Saúde, iniciadas em 2008, representam o ápice da política industrial orientada à indústria farmacêutica. Através de uma revisão de mudanças institucionais, com ênfase na legislação, o objetivo desse artigo é demonstrar a orquestração de interesses e mudanças no marco regulatório promovidas pelo governo federal para poder aplicar uma política discricionária de capacitação tecnológica dos laboratórios públicos e privados brasileiros, mediante o uso de poder de compra do Estado e a inclusão dos laboratórios estrangeiros nesse processo.

Artigo:

The article discusses the institutional changes promoted by the federal government in order to facilitate an industrial policy for the pharmaceutical industry since 2003. The industrial policies like 2004's PITCE, PDP's 2008 and PBM's 2011, established the so-called economic-industrial complex health as a priority area of action. The government launched a series of measures to promote industrial development, such as subsidized credit supply, tax exemptions, incentives for university-industry interaction, economic support, public investment, and especially the use of state purchasing power through demands of the SUS, to promote a policy of public-private partnerships to fund a technology transfer process for the local production of strategic medicines, such as antiretroviral drugs, oncological and biological products. Partnerships for Productive Development (PDPs) of the Ministry of Health, launched in 2008, represents the culmination of industrial policy geared to the pharmaceutical industry. Through a review of institutional changes, with emphasis on legislation, the aim of this article is to demonstrate the orchestration of interests and changes in the regulatory framework promoted by the federal government in order to apply a discretionary policy to build technological capabilities in national public and private laboratories, by using purchasing power of the state and including foreign laboratories in that process.

Palavras-chave: política industrial, indústria farmacêutica, política de desenvolvimento produtivo,

Palavras-chave: industrial policy, pharmaceutical industry, productive development policy,

DOI: 10.5151/engpro-1enei-006

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Como citar:

TORRES, Ricardo Lobato; "A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA DE 2003 A 2014", p. 74-83 . In: Anais do 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-1enei-006

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