Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A pesquisa voltada para o estudo de materiais e produtos sustentáveis: relatos e experiências de grupos de pesquisa na Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto, Jussara Smidt ; Calegari, Eliana Paula ; Piccoli, Mariana ; Meditsch, Alice de Oliveira ; Angrizani, Clarissa Coussirat ;

Artigo Completo:

A pesquisa, com o intuito de gerar produtos sustentáveis, é uma realidade que deve ser vista como imprescindível nos tempos atuais. Não se pode negar que, cada vez mais, necessita-se de produtos para o nosso dia a dia, mas constata-se que não há uma preocupação mais efetiva com o ciclo de vida dos novos produtos, com os materiais de que eles são feitos e com o seu descarte. Este artigo pretende expor as ações dos grupos de pesquisa no Núcleo de Desenvolvimento de Projetos em Papel (NDePP) da Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no sentido de promover o desenvolvimento de novos produtos que estejam de fato comprometidos com a temática da sustentabilidade. A partir da criação do Núcleo, implantaram-se os grupos de pesquisas que já produziram e estão produzindo estudos para o desenvolvimento de produtos focados em ecodesign. Este estudo relata as pesquisas sobre tingimento natural de papel machê, processos de impermeabilização, desenvolvimento de produtos a partir do resíduo de papel e pesquisa com compósitos. Assim, a partir do relato destas experiências, este artigo busca estimular e divulgar o trabalho feito por estes grupos de pesquisa para que, cada vez mais, se promovam estudos multidisciplinares nas instituições de ensino nas quais se buscam sustentabilidade e inovação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: estudo de materiais, produtos sustentáveis, resíduos de pape,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sbds15-3st701a

Referências bibliográficas
  • [1] CALEGARI, E. P. Estudo da aplicação de compósitos biodegradáveis à base de biopolímero e fibras de curauá no design de produto. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Design. UFRGS. Porto Alegre. 2013
  • [2] CANEVAROLO, J. S. V. Técnicas de caracterização em polímeros. São Paulo: Artliber, 2004.
  • [3] CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE. Gestão Sustentável nas Empresas. . Acesso em 25 de julho de 2015.
  • [4] CURTIS, M. do C. Núcleo de Desenvolvimento de Produtos em Papel: uma retrospectiva para Ação. Arquivos da Gráfica da UFRGS. 2011.
  • [5] DEMAJOROVIC, J. Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa. 2000. 254p. Tese – Doutorado – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
  • [6] KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo. Editora Senac são Paulo, 2005.
  • [7] MAHAJAN, G.V.; AHER, V. S. Composite Material: A Review over Current Development and Automotive Application. International Journal of Scientific and Research Publications, Volume 2, Issue 11, 2012.
  • [8] PICCOLI, M.; MEDITSCH, A. de O.; PORTO, J. Estudo experimental sobre o tingimento natural do papel machê. In: Anais 3º Fórum Internacional Ecoinovar, 2014, Santa Maria.
  • [9] PORTO, J. Avaliação do uso da metodologia Human Centered Design (HCD) para qualificação de técnicas de produção de artefatos a partir de resíduos de papel em comunidade de Porto Alegre/RS. 2013. 139p. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, 2013.
  • [10] PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Ed. Feevale, 2009.
  • [11] SANTOS, J. V. T.; STEIL, C. (org.). Introdução. In: Humanas: Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Projetos Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Vol.24, n°1/2, Porto Alegre, 2001.
  • [12] TAIB, R. M.; RAMARAD, S.; ISHAK, Z. A. M.; TODO, M. Properties of Kenaf Fiber/Polylactic Acid Biocomposites Plasticized with Polyethylene Glycol. Polymer composites, 2010.
  • [13] UFRGS. 2012. Material de Apoio Secretaria de Gestão Ambiental. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 20
  • [14] UFRGS. 2013. Gráfica da UFRGS. Disponível em: . Acesso em 06 jul. 2015.
  • [15] WU, C. S.; LIAO, H. T. Polycaprolactone-Based Green Renewable Ecocomposites Made from Rice Straw Fiber: Characterization and Assessment of Mechanical and Thermal Properties. Industrial & Engineering Chemistry Research, 51, p. 3329 - 3337, 2012.
Como citar:

Porto, Jussara Smidt; Calegari, Eliana Paula; Piccoli, Mariana; Meditsch, Alice de Oliveira; Angrizani, Clarissa Coussirat; "A pesquisa voltada para o estudo de materiais e produtos sustentáveis: relatos e experiências de grupos de pesquisa na Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul", p. 290-298 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-3st701a

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações