Artigo - Open Access.

Idioma principal

A OTSP E O RESGATE DA IMPRESSÃO TIPOGRÁFICA NO BRASIL

Neder, Rafael; Campos, Gisela Belluzzo de;

Artigo:

Este artigo faz um relato sobre a trajetória da Oficina Tipográfica São Paulo, desde sua criação em 2000 até o momento atual, enfatizando o pioneirismo no resgate da cultura e da tecnologia da impressão tipográfica. Com equipamentos apropriados e com o auxílio de profissionais capacitados para manipulá-los, os designers da OTSP abrem caminho para estudantes e jovens designers retomarem essas práticas em seus estudos e projetos, o que vem acontecendo a cada dia com mais intensidade, e colaboram para o enriquecimento da linguagem do design gráfico contemporâneo. O texto foi construído a partir de entrevistas com os criadores da Oficina, da observação dos trabalhos realizados na OTSP, de artigos e depoimentos em revistas e de pesquisa bibliográfica em livros da área de design gráfico.

Artigo:

Palavras-chave: Oficina Tipográfica São Paulo, impressão tipográfica, linguagem gráfica, design gráfico, tipografia.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01031

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS DO BRASIL. 7ª Bienal de Design Gráfico. São Paulo: ADG - Associação dos Designers Gráficos do Brasil, 2004.
  • [2] CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico nova fronteira da língua portu- guesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 198
  • [3] DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • [4] DRUCKER, Johanna. The Visible Word: Experimental Typography and Modern Art, 1909-1923. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
  • [5] FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004.
  • [6] FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Rede de tensão: Bienal 50 anos. São Paulo: Funda- ção Bienal de São Paulo, 2001.
  • [7] HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva: Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 2001.
  • [8] JURY, David. Lettepress: New applications for traditional skills. Rotovision, 2006. MELLO, Marcos. Marcos Mello: Depoimento [16 Ago. 2013]. Entrevistador: Rafael Ne- der. São Paulo, 2013. DVD (1h 30min).
  • [9] OFICINA TIPOGRÁFICA SÃO PAULO. [Anúncio]. Out. 2003. Impressão offset em poli- cromia, 16 × 11 cm. In: Tupigrafia. São Paulo, n. 4 , p. 67, Out. 2003.
  • [10] Tupigrafia. São Paulo, n. 4, Out. 2003.
  • [11] _____. São Paulo, n. 5, Jul. 2004.
  • [12] _____. São Paulo, n. 8, Ago. 2008.
  • [13] _____. São Paulo, n. 10, Abr. 2012.
  • [14] ROCHA, Claudio. Além da Letra. São Paulo: Oficina Tipográfica São Paulo, 2007.
  • [15] _____. Materialidade Digital. In: CAMPOS, Gisela Belluzzo de; LEDESMA, María. Novas Fronteiras do Design Gráfico. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. p. 151-157.
  • [16] _____. Claudio Rocha: Depoimento [18 Jul. 2013]. Entrevistador: Rafael Neder. São Paulo, 2013. DVD (1h 30min).
Como citar:

Neder, Rafael; Campos, Gisela Belluzzo de; "A OTSP E O RESGATE DA IMPRESSÃO TIPOGRÁFICA NO BRASIL", p. 851-861 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01031

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações