Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA

NASCIMENTO, Elvira Lopes ; ZIRONDI, Maria Ilza ; BAPTILANI, Tatiana Aparecida ;

Artigo:

Tomando como princípio as condições de produção e modalidades de interpretação da atividade humana, o papel da ressignificação, recontextualização e retextualização dos enunciados na cadeia dialógica das enunciações humanas e, por estarmos atentos às questões que envolvem o intercâmbio social e a interação verbal (BAKHTIN, 2003 [1979]), concebemos o ensino de línguas como um processo pedagógico consolidado somente a partir do momento em que ocorre a didatização dos gêneros de texto/discurso por meio de sequências de atividades didáticas (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; 2009) idealizadas pela modelização dos gêneros e que levem em consideração os aspectos contextuais, as situações de ensino e o nível de escolaridade ao qual se destina. Nessa perspectiva, cabe a cada Secretaria de Ensino elaborar um currículo base de conteúdos relacionados, não só à disciplina, mas aos aspectos gerais dos gêneros, para, assim, tornar claro quais conteúdos mínimos devem ser levados em consideração na elaboração do plano de trabalho docente. Neste trabalho, objetivamos apresentar uma proposta curricular elaborada por uma Secretaria da Educação Municipal com base no trabalho realizado pelos Assessores pedagógicos que, a partir das ações desenvolvidas, perceberam que apontar as dimensões ensináveis dos gêneros pode ser o caminho para que mudanças no ensino-aprendizagem da Língua ocorra.

Artigo:

Palavras-chave: Gêneros Textuais; Organização Curricular; Ensino Fundamental I,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_305

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Como citar:

NASCIMENTO, Elvira Lopes; ZIRONDI, Maria Ilza; BAPTILANI, Tatiana Aparecida; "A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA", p. 1472-1484 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_305

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