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A NOÇÃO DE CAMPO APLICADO À JOALHERIA.

Videla, Ana Neuza Botelho; Araujo, Kátia Medeiros de;

Artigo:

A joalheria é um campo composto por algumas categorias, como: joalheria industrial, design-joalheria, joalheria de autor, joalheria de estúdio, arte-joalheria. Algumas destas categorias sofrem mais influência do mercado, enquanto outras são influenciadas por tendências que vem do campo da arte. A partir do conceito de campo de Bourdieu - o qual pode ser compreendido como o espaço estruturado, onde seus membros, os indivíduos e instituições, competem pelo monopólio sobre uma determinada produção cultural – propõe-se uma reflexão sobre as circunstâncias que ocasionaram a mudança nas regras do jogo, levando os empresários joalheiros a exigir do profissional ingressante na área de configuração de joias uma formação específica em design. Assim, de acordo com a abordagem bourdieusiana, a luta pela hegemonia de um arbitrário cultural, nesse momento, gira em torno da consolidação do campo da joalheria com a incorporação das práticas do campo do design.

Artigo:

The jewelry is a field that consists of a few categories, such as: industrial jewelry, jewelry design, jewelry copyright, studio jewelry, jewelry art. Some of these categories suffer more market influence, while others are influenced by trends coming from the field of art. From the concept of Bourdieu''s field - which can be understood as a structured space where its members, individuals and institutions compete for monopoly on a particular cultural production – we propose a reflection on the circumstances that led to the change in rules of the game, leading jewelers entrepreneurs require professional entrant in the configuration area of specific training in jewelry design. Therefore, according to Bourdieu''s approach, the struggle for hegemony of a cultural arbitrary at this point, revolves around the consolidation of the field of jewelry incorporating the practices of the field of design

Palavras-chave: Joalheria, design, campo, sociologia., jewelry, design, field, sociology.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00607

Referências bibliográficas
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Como citar:

Videla, Ana Neuza Botelho; Araujo, Kátia Medeiros de; "A NOÇÃO DE CAMPO APLICADO À JOALHERIA.", p. 506-513 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00607

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