Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A MODELAGEM VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO ENTRE O DESIGN DE SUPERFÍCIE E O DESIGN DE MODA

Silva, Dailene Nogueira da ; Menezes, Marizilda dos Santos ;

Artigo Completo:

O trabalho propõe o diálogo entre duas importantes vertentes da criação e produção do vestuário, o Design de Superfície e o Design de Moda, por meio da modelagem virtual. Ao desenvolver uma padronagem para tecidos o designer trabalha no campo bidimensional, porém essa superfície assumirá uma tridimensionalidade ao envolver o corpo na produção do vestuário formando um novo todo compositivo, juntamente com a modelagem, o corte, a costura e os acabamentos, sendo assim, encontra-se a necessidade do diálogo entre as duas áreas e entre os profissionais que nelas atuam. Com o objetivo de compreender melhor essa relação, o trabalho tem início com uma revisão acerca do Design de Superfície, da Modelagem e da percepção visual. Posteriormente, são ouvidos os profissionais das áreas envolvidas e realizadas experimentações em ambiente virtual, investigando como o padrão do tecido influencia no resultado final de uma peça do vestuário, com o intuito de agregar conhecimento às áreas de elaboração do produto, valorizar a técnica e a função estética do produto de moda e contribuir para ampliar o conhecimento sobre o Design de Superfície.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design de Superfície; Design de Moda; modelagem virtual.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0435

Referências bibliográficas
  • [1] ALDRICH, Winifred. Modelagem Plana - Para Moda Feminina. Porto Alegre: Editora Bookman, 2014.
  • [2] DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual/Donis A. Dondis; [tradução Jefferson Luiz Camargo]. São Paulo: Martins fontes, 2000
  • [3] DUBURG, Annette. Moulage: arte e técnica no design de moda/Annette Duburg, Rixt van der Tol; tradução: Bruna Pacheco. Porto Alegre: Bookman, 2012
  • [4] GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escritura Editora, 200
  • [5] LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [6] LUPTON, E.; PHILLIPS, J.C. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [7] MARIANO, Maria. Da Construção à Desconstrução: A modelagem como recurso criativo no design de Moda. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.
  • [8] RUTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície: prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital, 2002. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  • [9] SOUZA, Patricia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e comunicação, Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2007.
  • [10] TRANCOSO, Samira M.K.; RUSTSCHILLING, Evelise. A Estamparia Digital e Prospecções no Uso das Tecnologias. In: Anais do 10º Coloquio de Moda - 7ª Edição Internacional. Caxias do Sul, 2014.
  • [11] WONG, Wucius. Princípios da forma e desenho. Tradução Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 352.
Como citar:

Silva, Dailene Nogueira da; Menezes, Marizilda dos Santos; "A MODELAGEM VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO ENTRE O DESIGN DE SUPERFÍCIE E O DESIGN DE MODA", p. 5083-5094 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0435

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações