Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A literatura no ensino médio segundo a abordagem do PNLD 2015: entre a tradição e a transformação

Literature in high school in the 2015 PNLD approach: between tradition and transformation

Ribeiro, Luiz Antônio ; Souza, Cláudia Mara de ;

Artigo Completo:

Fundamentando-se em referenciais teóricos relacionados ao letramento literário, esta pesquisa pretende investigar sobre ensino de literatura no PNLD 2015 e nas coletâneas do Guia dos livros didáticos do Ensino Médio. Algumas considerações sinalizam uma abordagem tradicional de ensino e convidam à reflexão sobre a formação para o letramento literário.

Artigo Completo:

Based on theoretical frameworks for literary literacy, this research aims to investigate literature teaching in the 2015 PNLD and in the collection of the Guide to high school textbooks. Some of the considerations indicate that the teaching approach is a traditional one, and they encourage reflection on literary literacy development.

Palavras-chave: PNLD; Letramento literário; Ensino de literatura,

Palavras-chave: PNLD, literacy, literary teaching,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-013

Referências bibliográficas
  • [1] ABAURRE, M.L.M.; ABAURRE, M.B.; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2013.
  • [2] BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
  • [3] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
  • [4] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2015. Língua portuguesa: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 201
  • [5] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/ Semtec, 2000.
  • [6] BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros em Ação, Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Média e Tecnológica - MEC; SEMTEC, 2001. 340 p.
  • [7] BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec, 2002.
  • [8] BRASIL. Edital nº 12, de 8 de maio de 2014. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2014, disponível em http://goo.gl/QkW1FG.
  • [9] CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos: o direito à literatura. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
  • [10] COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
  • [11] PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, vol. 17, n. 01. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2004.
  • [12] ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • [13] UCHOA, Carlos Eduardo F. A linguística e o ensino de português. In: Cadernos de Letras, n. 2. Niterói: UFF/Instituto de Letras, 1991.
Como citar:

Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Cláudia Mara de; "A literatura no ensino médio segundo a abordagem do PNLD 2015: entre a tradição e a transformação", p. 140-150 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-013

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações