Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A INTRODUÇÃO DO BIM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: RELATO COMPARATIVO DE DUAS EXPERIÊNCIAS

INTRODUCTION TO BIM IN ARCHITECTURE AND URBANISM EDUCATION: COMPARATIVE REPORT OF TWO SCENARIOS

Romcy, Neliza Maria e Silva; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; Cardoso, Daniel Ribeiro;

Artigo Completo:

No Brasil, relatos de experiências mostram uma evolução nas discussões sobre o Building Information Modeling (BIM), mas a adoção do tema nos cursos de graduação ainda é introdutória e vem acontecendo de forma pontual em disciplinas. O BIM pode ser definido como a criação e uso de informação computacional coordenada e consistente sobre o projeto de uma edificação. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência de introdução do BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo de duas universidades federais, assim como sua repercussão e apropriação por parte dos alunos. O método utilizado incluiu: 1) etapa de caráter descritivo, onde foi levantado o histórico de implementação do BIM para cada universidade, considerando estrutura curricular e disciplinas; 2) etapa de caráter exploratório, onde foi realizada a aplicação de questionário junto a estudantes de disciplinas de projeto. Relacionando os resultados dos questionários com os históricos de implementação previamente descritos, foi possível estabelecer comparativos entre as experiências, refletir sobre possíveis estratégias e trazer desafios a serem ainda superados. Assim, o trabalho pretende contribuir para o estado da arte e trazer reflexões a partir dos resultados levantados junto aos estudantes que passaram por essas mudanças iniciais.

Artigo Completo:

Experiences reports in Brazil show an evolution concerning to discussions about Building Information Modeling (BIM), but its adoption in undergraduate education is still introductory and applied on sporadic courses. BIM refers to the creation and use of coordinated, consistent, computable information about a building project in design. In this context, the paper aims to present the introduction of BIM in Architecture and Urbanism undergraduate courses of two federal universities, as well as its impact and adoption by the students. The methodology includes: 1) a descriptive stage, in order to describe the context for each university, considering curriculum and courses; 2) a exploratory stage, in order to present the application of a questionnaire to the students. Relating the questionnaires results to the context previously described allows comparisons between the scenarios and reflections on possible strategies and challenges yet to overcome. Thus, the work aims to contribute to the discussion on the subject and think over the results collected from students who went through those initial changes.

Palavras-chave: Building Information Modeling. Ensino. Projeto Arquitetônico., Building Information Modeling. Teaching. Architecture Design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-047

Referências bibliográficas
  • [1] CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 3., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo - Campinas: UPM-PUCCAMP, 2014.
  • [2] KRYGIEL, E.; NIES, B. Green BIM: successful sustainable design with building information modeling. Wiley Publishing, Inc. Indianapolis, Indiana, 2008. ISBN: 978-0-470-23960-5.
  • [3] RUSCHEL, R. C. To BIM or not to BIM? In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, , 2014, São Paulo. Anais... São Paulo - Campinas: UPM-PUCCAMP, 2014.
  • [4] SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
  • [5] SUCCAR, B. Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, 18(3), pp. 357-37 2009.
  • [6] TOBIN, J. Proto-Building: To BIM is to Build. AECbytes, 28 mai. 2008. Disponível em: Andlt;http://www.aecbytes.com/buildingthefuture/2008/ProtoBuilding.html Andgt; Acessado em: março. 2011
Como citar:

Romcy, Neliza Maria e Silva; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; Cardoso, Daniel Ribeiro; "A INTRODUÇÃO DO BIM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: RELATO COMPARATIVO DE DUAS EXPERIÊNCIAS", p. 513-525 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-047

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações