Janeiro 2016 vol. 2 num. 2 - IX Encontro Nacional sobre Migrações

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A interiorização do ensino superior em Pernambuco e seus efeitos na mobilidade pendular

Fusco, Wilson ; Ojima, Ricardo ;

Artigo Completo:

Durante a década passada, a ampliação do número de vagas em instituições de ensino superior no interior de Pernambuco, muito superior ao crescimento da população local, resultou em maior acesso da população local a esse nível de ensino. Como consequência, além de oferecer a oportunidade aos residentes de determinados municípios para aceder ao ensino universitário, esse processo permitiu a residentes de municípios vizinhos a mesma opção, aos quais, de outro modo restaria a alternativa de buscar um diploma em instituições da capital ou da respectiva Região Metropolitana. Esse cenário alternativo, certamente, continuaria a interpor obstáculos à necessária melhoria na formação dessa população, cenário este que vem sendo superado no período recente. A implantação de instituições de ensino superior no interior do estado foi realizada tanto por tanto pela iniciativa privada quanto pela esfera pública – federal e estadual -, mas tal processo de interiorização ganhou relevante impulso com o programa federal de expansão do Ensino Superior, adotado desde 2003. No Nordeste foram criados 42 novos campi, dos quais seis foram implantados em Pernambuco, todos no interior do estado. Além desse programa federal, o governo estadual também tem instalado campi da Universidade Estadual de Pernambuco em municípios do interior. Os municípios contemplados com a ampliação de vagas para universitários e selecionados para este estudo foram: Caruaru, Garanhuns, Petrolina , Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. O presente texto tem como objetivo investigar os efeitos da recente interiorização da educação superior em Pernambuco nos movimentos pendulares de municípios selecionados.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/socsci-ix-enm-ST2-3

Referências bibliográficas
  • [1] CAMPOS, J.; RIGOTTI, J. I. ; BAPTISTA, E. A. Migração de retorno no Brasil nos quinquênios 1986/1991, 1995/2000 e 2005/2010. In: Anais..., Águas de Lindóia, 2012.
  • [2] FUSCO, W. Regiões metropolitanas do Nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes. REMHU (Brasília), v. XX, p. 101-116, 201
  • [3] OJIMA, R. As migrações recentes no Rio Grande do Norte: notas sobre um estado ganhador . Cadernos de Estudos Sociais, v. 27, p. 147-154, 2012.
  • [4] OJIMA, R.; MARANDOLA JR., E. . Mobilidade populacional e um novo significado para as cidades: dispersão urbana e reflexiva na dinâmica regional não metropolitana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 14, p. 103-116, 2012.
  • [5] SCOTT, A. et al. “Cidades-regiões globais”. Espaço & debates, v. 17, n. 41, p. 11-25, 2001.
Como citar:

Fusco, Wilson; Ojima, Ricardo; "A interiorização do ensino superior em Pernambuco e seus efeitos na mobilidade pendular", p. 81-92 . In: Anais do IX Encontro Nacional Sobre Migrações - IX GT Migração [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.2].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-ix-enm-ST2-3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações