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A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

Castro, Adriano Cardon; Negrelli, Evaldir;

Artigo Completo:

No mundo automotivo, as regulamentações governamentais procuram atender as necessidades da sociedade quanto à segurança veicular (passiva e ativa), emissões de poluentes e ruídos, entre outras. Para promover a sustentabilidade e competitividade, o governo brasileiro lançou em dezembro de 2012 o programa Inovar-Auto, o qual estabelece uma de serie de ações industriais e desenvolvimento local, para a atualização de motores e veículos. Um dos pilares deste programa é a eficiência energética, que pode ser melhorada através de diferentes opções de produtos. A introdução destas novas tecnologias, como motores mais econômicos, sistemas eletrônicos (como Stop Andamp; Start, sistemas híbridos de recuperação de energia) e redução de peso, compõem estratégias próprias de cada montadora para responder às exigências governamentais. Já no mercado brasileiro, devido à necessidade de ter motores que possam trabalhar com misturas de combustíveis de etanol e gasolina, várias adaptações de componentes são requeridas, como por exemplo, um sistema de partida a frio. Este trabalho tem como objetivo descrever o sistema Stop Andamp; Start, seus componentes e interfaces e o funcionamento deste com sistema de aquecimento de combustível, mostrando a complexidade de integração, as diferentes situações críticas e principais validações necessárias. Ao final, serão apresentadas as futuras evoluções necessárias para que estes sistemas sejam utilizados no mercado local mantendo a qualidade e expectativas requeridas pelos clientes.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-80

Referências bibliográficas
Como citar:

Castro, Adriano Cardon; Negrelli, Evaldir; "A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL", p. 608-614 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-80

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