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A INFLUÊNCIA DO ÂNGULO DE CASTER NA ESTABILIDADE DO SHIMMY

Dionísio, Heron José ; Santiciolli, Fabio Mazzariol ; Eckert, Jony Javorski ; Costa, Eduardo dos Santos ; Dedini, Franco Giuseppe ;

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O fenômeno shimmy pode ser descrito como uma oscilação auto-excitada da parte dianteira de uma motocicleta em torno do seu eixo de direção. A oscilação do sistema pode ser estável ou instável, dependendo de suas características e de suas condições de trabalho. Sabe-se que a estabilidade do shimmy é afetada pela rigidez do garfo e do guidom, o trail, o ângulo de caster e a velocidade do sistema, a folga dos rolamentos da roda e as características do pneu. Podgorski e outros autores propõem modelos matemáticos conhecidos como modelos de roda dianteira que tornam possível a análise do comportamento do shimmy e dos fatores que o afetam. Neste artigo, analisa-se a influência do ângulo de caster na estabilidade do shimmy, utilizando o modelo matemático apresentado por Podgorski no MATLAB®. Em seguida, o valor do ângulo de caster foi variado entre 10 graus e 45 graus. Finalmente, um gráfico foi traçado para mostrar o comportamento da curva de estabilidade do shimmy. De acordo com este gráfico, o aumento do valor do ângulo de caster provoca uma diminuição na região estável do gráfico, independentemente do trail e da velocidade do sistema. Isso mostra a importância do ângulo de caster no comportamento do shimmy e possíveis formas de se evitar que o sistema opere em condições instáveis.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP158

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Como citar:

Dionísio, Heron José; Santiciolli, Fabio Mazzariol; Eckert, Jony Javorski; Costa, Eduardo dos Santos; Dedini, Franco Giuseppe; "A INFLUÊNCIA DO ÂNGULO DE CASTER NA ESTABILIDADE DO SHIMMY", p. 248-259 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP158

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