Artigo - Open Access.

Idioma principal

A (IN)DEFINIÇÃO DO DESIGN: OS LIMITES DO DESIGN E A RELAÇÃO COM A ARTE E A INDÚSTRIA

Boni, Claudio Roberto; Silva, Kelenson; Silva, José Carlos Plácido da;

Artigo:

O presente estudo apresenta um levantamento teórico acerca da definição de design. Os conceitos apresentados pelos diversos autores estudados tornam‐se elementares para que se entenda o design como um processo em transformação, que tem se adaptado às necessidades sociais e tecnológicas. Contudo, uma das características principais da área é a multidisciplinaridade, o que tornou seu campo de atuação abrangente e ilimitado. Os pesquisadores da área divergem em opiniões sobre quais os limites do design, tendo em vista que o seu grande foco é gerar benefício ao meio social, através de suas técnicas. Este estudo apresenta uma diversidade de opiniões e procura dar uma definição prévia do termo design, de forma a contribuir para a pesquisa na área.

Artigo:

This study presents a theoretical survey about the definition of design. The concepts presented by several authors studied become fundamental to understand the design process as a transformation that has adapted to social and technological needs. However, one of the most important features of this segment is multidisciplinary, which became its field of activities wider and unlimited. Researchers have different opinions about the boundaries of design, considering that its major focus is to bring benefits to society through their techniques.

Palavras-chave: Design, Definição, Multidisciplinaridade, Projeto., Design, Definition, Multidisciplinary, Project.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00395

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos. Tradução Itiro Iida. São Paulo: Blücher. 2000, 2. ed.
  • [2] BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [3] BROWN, Tim. Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [4] BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão Estratégica do Design: Como um Ótimo Design Fará as Pessoas Amarem sua Empresa. São Paulo: M.Books do Brasil, 2010.
  • [5] BRYSON, John R.; DANIELS, Peter W.; RUSTEN, Grete. Design Workshop of the World. The Production and Integration of Industrial Design Expertise into the Product Development and Manufacturing Process in Norway and the United Kingdom. Design norwegian Competitiveness. Institute for Research in Economics and Business Administration, 2004. ISSN 1503‐2140. Disponível em: Andlt; http://org.uib.no/design/a53_04.pdfAndgt;. Acesso em: 28 de setembro de 2013. (tradução nossa).
  • [6] BÜRDEK, Bernhard E. Design: História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 200
  • [7] CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei Nº 1.391‐B de 2011.
  • [8] CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Blucher, 3. ed. 200
  • [9] CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de Gestão de Design. Porto: DZ, 1997.
  • [10] COELHO, Luiz A. L. (Org.). Conceitos‐Chave em Design. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2008.
  • [11] CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS. A Importância do Design para sua Empresa. Brasília: CNI, 1998.
  • [12] CONLEY, Chris. The Core Competencies of Design: The Basis of Broadly Applicable Discipline. Disponível em: Andlt; http://www.idsa.org/sites/default/files/Chris%20Conley.pdfAndgt;. Acesso em: 27/09/2013.
  • [13] DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Desindustrialização: Conceito e a Situação do Brasil. Nota Técnica, n° 100, 2011. Disponível em: Andlt;http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3052393E013055A36C450E9D/dieese_ nt100.ppdAndgt;. Acesso em: 20 de setembro de 20
  • [14] HESKETT, John. Design. São Paulo: Ática, 2008.
  • [15] HUNTER, Mat. What Design Is and Why It Matters? Design Council. Disponível em: Andlt; http://www.designcouncil.org.uk/about‐design/What‐design‐is‐and‐why‐it‐mattersAndgt;. Acesso em: 28 de setembro de 2013. (tradução nossa).
  • [16] INDUSTRIAL DESIGNERS SOCIETY OF AMERICA (ISDA). What is Industrial Design?
  • [17] Herdon, 2010. Disponível em: Andlt; http://www.idsa.org/what‐is‐industrial‐designAndgt;. Acesso em: 27 de setembro de 2013.
  • [18] KOOTSTRA, G. L. The Incorporation of Design Management in Today’s Business Practices: An Analysis of Design Management Practices in Europe. 2009. Rotterdam: Inholland University. (tradução nossa).
  • [19] LANDIM, Paula C. Design, Empresa, Sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
  • [20] LÖBACH, B. Design Industrial: Bases para a configuração de produtos industriais. Tradução de Freddy Van Camp. São Paulo: Blücher, 2001.
  • [21] MARTINS, Rosane F. F.; MERINO, Eugenio A. D. A Gestão de Design Como Estratégia Organizacional. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 2. ed. 2011.
  • [22] MATTAR, Fauze N.; SANTOS, Dilson G. Gerência de Produtos: Como Tornar seu Produto um Sucesso. São Paulo: Atlas, 2. ed. 2008.
  • [23] MILLER, William R. Definition of Design. In.: Philosophy. 2004. Disponível em: Andlt;http://www.wrmdesign.com/Philosophy/Documents/DefinitionDesign.htmAndgt;. Acesso em: 10 de agosto de 2014.
  • [24] MOZOTA, Bridge B. Design Management: Using Design to Build Value and Corporation Innovation. New York: Allworth Press, 2003.
  • [25] NIEMEYER, Lucy. Elementos da Semiótica Aplicada ao Design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
  • [26] SCHNEIDER, Beat. Design – Uma Introdução: O Design no Contexto Social, Cultural e Econômico. São Paulo: Blücher, 2010.
  • [27] THE INTERNATIONAL COUNCIL OF SOCIETIES OF INDUSTRIAL DESIGN (ICSID). Definition o Design: About ICSID. Disponível em: Andlt; http://www.icsid.org/about/about/articles31Andgt;. Acesso em: 27 de setembro de 2013.
  • [28] TSCHIMMEL, Katja. C. Sapiens e Demens no Pensamento Criativo do Design. Aveiro (Portugal): Universidade de Aveiro, 2010. 595 p. Tese de Doutorado em Design, Universidade de Aveiro, Deparatamento de Comunicação e Arte. Aveiro, 2010. Disponível em: Andlt; http://ria.ua.pt/bitstream/10773/1270/1/2010000838.pdfAndgt;. Acesso em: 08 de agosto de 2012.
  • [29] VIANNA, Maurício et al. Design Thinking: Inovação em Negócios. Rio de Janeiro; MJV Press, 2012.
Como citar:

Boni, Claudio Roberto; Silva, Kelenson; Silva, José Carlos Plácido da; "A (IN)DEFINIÇÃO DO DESIGN: OS LIMITES DO DESIGN E A RELAÇÃO COM A ARTE E A INDÚSTRIA", p. 351-361 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00395

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações