Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A importância do designer como mediador de relações humanas

The role of the designer as mediator of human relations

Gomes, Rafael Fernandez; Silva, Tiago Barros Pontes e;

Poster:

O presente artigo propõe uma reflexão quanto a importância do designer como mediador de relações humanas na cocriação de projetos de valor. Para tal reflexão, foi abordada a origem do design, assim como a sua propagação pelo marketing do século XX. Além disso, a teoria da comunicação foi imbuída à conceitos da psicologia gestáltica e cognitiva, com o objetivo de salientar qual o seu impacto na percepção de valor de determinados produtos ou serviços quando o usuário participa de projetos de design. Pretende-se apontar a importância que a cultura na qual o usuário está imerso tem na formação das suas crenças, bem como a importância do choque entre elas e as crenças de uma equipe multidisciplinar. Dessa forma, espera-se refletir como o designer, com intenção de criar projetos socialmente relevantes, possui um papel empático fundamental em mediar as relações entre a sua equipe e o público alvo

Poster:

This article proposes a reflection on the importance of the designer as a mediator of human relations in the co-creation of valuable projects. For such reflection, the origins of the design has been addressed, as well as its propagation through the 20th century marketing. In addition, communication theory was imbued with the concepts of Gestalt and cognitive psychology in order to highlight their impact on the perceived value of certain products or services when the user participates in design projects. It is intended to point out the importance of the clash between them and the beliefs of a multidisciplinary team. Thus, it is expected to reflect how the designer intended to create socially relevant projects has a key role in mediating empathic relations between his team and the target audience.

Palavras-chave: design, cognição, empatia, comunicação, relações, design, cognition, empathy, communication, relations,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_61

Referências bibliográficas
  • [1] ABOULAFIA, A.; BANNON, L. J. 2004. Understanding affect in design: an outline conceptual framework. Theoretical Issues in Ergonomics Science, 5(1), 4-15.
  • [2] BONSIEPE, G. 1997. Design: do material ao digital. Florianópolis: IEL/Fiesc.
  • [3] PINHEIRO, T. 2014.The service startup: design gets lean. USA: Amazon.com and Altabooks.
  • [4] HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.; FRANÇA, V. (Orgs.) 2001. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes.
  • [5] KHALID, H. M. 2006. Embracing diversity in user needs for affective design. Applied Ergonomics, 37. 409-418.
  • [6] Norman, Don. 2005. Design as Communication. Designing for People. http://www.jnd.org/dn.mss/design_as_communicat.html, 29/04/2015.
  • [7] PORTUGAL, C. 2010. Questões complexas do design da informação e de interação. InfoDesign. V. 7 n. 2, p. 1-6.
  • [8] PASSOS, Ravi; LIMA-MARQUES, Mamede; MEALHA, Óscar. 2011. Uma delimitação do conceito de informação para o design da informação. In: 5º Congresso internacional de Design da Informação, Florianópolis/SC.
  • [9] SANT’ANNA, Hugo Cristo. 2013. Design sem Designer. Serra: Edição do autor.
  • [10] STERNBERG, R. J. Andamp; STERNBERG, K. 2012. Cognitive psychology. In: Sternberg, R. J. Andamp; Sternberg, K. (Ed. 6) Introduction to a cognitive psychology: 01-40. USA: Wadsworth, Cengage Learning.
Como citar:

Gomes, Rafael Fernandez; Silva, Tiago Barros Pontes e; "A importância do designer como mediador de relações humanas", p. 1711-1714 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_61

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações