Março 2017 vol. 1 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DOCENTES

Silva, Luzia Abílio da ; Lucena, Raiza Pereira Santos de ; Silva, Karla Maria Euzebio da ;

Artigo Completo:

O ensino por investigação é extremamente importante para um planejamento em sala de aula fazendo com que o aluno possa aprimorar conhecimento cientifico de forma prática e didática. Para tanto, de acordo com Giordan (1999), que discute o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem, é necessário que os docentes obtenham um conhecimento prévio sobre os conceitos dos alunos no assunto abordado, ou que busquem conhecer esses conceitos para realizar este trabalho em sala de aula, fortalecendo a relação entre aluno e professor e instigando a curiosidade dos estudantes.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biofisica2017-029

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, M. C.P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A.M.P.. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
  • [2] CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.
  • [3] GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola - Experimentação e Ensino de Ciências n° 10, novembro 1999.
  • [4] MARANDINO, M., SELLES, S. E., FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
Como citar:

Silva, Luzia Abílio da; Lucena, Raiza Pereira Santos de; Silva, Karla Maria Euzebio da; "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DOCENTES", p. 79-80 . In: Santana, Otacilio Antunes; Cabral Filho, Paulo Euzébio; Rodrigues, Claudio Gabriel. Anais do Encontro Anual da Biofísica 2017. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2017-029

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações