Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A hierarquia da informação como facilitadora da navegação em plataformas de aprendizado online – Estudo de caso: MyEnglish Online

The information hierarchy as a tool for facilitating user navigation in online learning platforms - Case study: My English Online.

Paulino, Vanessa M. ; Lima, Walter G. ; Pedrosa, Michelle B. ; Ferreira, Erika S. ; Coutinho, Solange G. ;

Poster:

Esta pesquisa apresenta um estudo de como uma estrutura informacional pode influenciar o desempenho de navegação de estudantes que utilizam plataformas de estudos online. Foi utilizado a plataforma de estudos My English Online - devido à significativa disponibilidade de usuários no contexto nacional e à atual relevância do estudo de idiomas.Por meio de uma pesquisa online, foram apontados, pelos usuários, alguns problemas observados na plataforma; dentre eles, destacamos a hierarquia da informação. O método de Design Participativo (DP) - que consiste no envolvimento direto do usuário durante o processo de apreensão de dados -, foi usado como embasamento teórico. Foram criados dois mock-ups: o primeiro (mock-up-01) constituindo uma simulação da plataforma original, e o segundo (mock-up-02) trazendo uma nova proposta de organização informacional da plataforma.A partir da análise comparativa dos resultados, observou-se o impacto da hierarquia da informação exercida sobre a experiência do usuário - podendo servir como base para estudos futuros e melhoramentos de outras plataformas.

Poster:

This research presents a study about how an informational structure can influence the performance of navigation of the students that use online platforms of studies. It was used the English language studies platform My English Online, due the greater viability of users and the studies of languages through online platforms become more popular and accessible.By meanings of an online research, it was point trouble for the participants of the platform. After analysis of researchers, the information’s hierarchy was the focus of research. The method of Participative Design (PD) apprehension, which consists in the right involvement of the user during the process of apprehension of data, had been use for theoretical basis.There was create two mock-ups: the first (Mock-up-01) simulating the original platform and the second (Mock-up-02) bringing a new organization’s proposal of the platform. From the comparative analysis of the results, we can observe the impact that a hierarchy is capable to exercise in user experience, may serve as base to future studies and improvement of others platform.

Palavras-chave: Design da Informação, Hierarquia da informação, Navegação, Ensino a distância, Hierarchy, Information, performance, online, studies,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_35

Referências bibliográficas
  • [1] FRASCARA. J. 2002. Diseño gráfico para la gente: comunicaciones de massa y cambio social. Buenos Aires: Ediciones Infinito.
  • [2] HIPÓLITO, O. 201 Educação a distância: uma nova realidade. Estadão, São Paulo, 31 mai. 201 Disponível em: Andlt;http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-realidade,880620Andgt;. Acesso em: 13 de janeiro de 2015.
  • [3] MIJKSENAAR, P. 1997. Visual function: an introduction to information design. Rotterdam: 010 Publishers.
  • [4] QUINTÃO, F. S.; TRISKA, R. 2013. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo: v. 10, n. 2.
  • [5] SANTA ROSA, J. G.; GURGEL, A.; PASSOS, M. 2012. Técnicas baseadas em etnografia e prototipagem no design de interface de aplicativo mobile para gerenciamento acadêmico. InfoDesign, São Paulo, v. 9, n. 2.
  • [6] SBDI: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. 2014. In: Home: SBDI. Disponível em: Andlt;http://www.sbdi.org.brAndgt;. Acesso em: janeiro de 2015.
  • [7] ZAVANELLA, V. 2013. MEO – MEO – My English Online – curso de inglês online gratuito oferecido pelo MEC e Capes.
Como citar:

Paulino, Vanessa M.; Lima, Walter G.; Pedrosa, Michelle B.; Ferreira, Erika S.; Coutinho, Solange G.; "A hierarquia da informação como facilitadora da navegação em plataformas de aprendizado online – Estudo de caso: MyEnglish Online", p. 1685-1693 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_35

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações