Artigo - Open Access.

Idioma principal

A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA GRADUAÇÃO EM DESIGN EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA CATARINENSE

Aguiar, Victor R. L.; Everling, Marli; Morgenstern, Elenir; Schulenburg, Larissa A.;

Artigo:

O presente artigo visa apresentar opiniões dos docentes em relação a temática da formação continuada e o desenvolvimento profissional no curso de design em uma universidade comunitária catarinense. A pesquisa deu-se primeiramente com a abordagem histórica da instituição em questão para posteriormente discorrer sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, Formação continuada e Desenvolvimento profissional. Com base neste referencial teórico, foi aplicada a pesquisa do tipo survey, a fim de obter opiniões dos docentes sobre a formação continuada oferecida na instituição. Com base nos dados coletados, verificou-se o descontentamento com as capacitações oferecidas, entretanto o professorado demonstrou bastante interesse em participar contribuindo com as temáticas de interesse a serem incluídas em futuras capacitações. Pôde ser visto também que os docentes são comprometidos com seu desenvolvimento profissional e procuram sempre se atualizar de forma autônoma. Ficou evidente também, a necessidade da instituição oportunizar conteúdos mais específicos por áreas de conhecimento, desta forma, contemplando demandas específicas de cada área.

Artigo:

The purpose of this article is to present opinions of professors regarding the topic of continuing education and professional development within the design course in a community university from Santa Catarina. The research studied at first the historical approach of the institution to further discuss the Professional Development of Professors, Continuing Education and Professional Development. With this, a survey was conducted, in order to obtain opinions of professors regarding the continuing education and professional development offered at the institution in which this survey was applied. Based on the data collected, it was found the discontent of the trainings offered, however these professors showed great interest in participating in order to contribute with the subjects of interest and the ones included with most importance. It could also be seen that professors are committed to their professional development and seek to always update their knowledge autonomously. Finally it is suggested that the institution oportunize greater involvement of professors in their areas of knowledge and therefore contemplate specific demands of each área.

Palavras-chave: docente, design, graduação, formação continuada, desenvolvimento., Teaching, design, graduate, continuing education, development.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00099

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, Victor. Formação continuada e desenvolvimento profissional dos docentes de administração. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) São Paulo: São Paulo, 2012.
  • [2] ANDRADE, Telga P. P. de. O professor universitário sem formação pedagógica, a origem e a construção de sua práxis docente: que racionalidade? Que caminhos? Tese (Doutorado em Educação Brasileira) Ceará: Fortaleza, 2006.
  • [3] DEMO, Pedro. Conhecer Andamp; aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  • [4] GATTI, Bernardete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
  • [5] IMBERNÓN F. Una nueva formación permanente del profesorado para un nuevo desarrollo profesional y colectivo. Revista Brasileira de Formação de Professores, América do Norte, 1 2 03 2009.
  • [6] ______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • [7] MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sisifo. Revista de Ciências da Educação, 08, jan/abril 2009, p. 7–22. Disponível em: Andlt;http://sisifo.fpce.ul.ptAndgt;. Acesso em: 13 mar. 2010.
  • [8] MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • [9] PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porta Alegre: Artmed Editora, 2002.
  • [10] PRADA. Luis E. A. et al. Educação Continuada: o discurso oficial, a política e a utopia. Textos geradores e resumos. VI Congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores. São Paulo: Águas de Lindóia, 2001.
  • [11] TACHIZAWA, Takeshy; ANDRADE, Rui B. O. Gestão de Instituições de Ensino. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999.
  • [12] TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Como citar:

Aguiar, Victor R. L.; Everling, Marli; Morgenstern, Elenir; Schulenburg, Larissa A.; "A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA GRADUAÇÃO EM DESIGN EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA CATARINENSE", p. 1579-1590 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00099

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações