Protótipos - Open Access.

Idioma principal

A EXTENSÃO NOS CURSOS DE DESIGN DE PRODUTO: INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE, INTERNA E EXTERNA, UTILIZANDO A MODELAGEM 3D COM PROCESSOS ANALÓGICOS E DIGITAIS

Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção ; Ferreira, Alais Souza ; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de ; Vieira, Milton Luiz Horn ; Figueiredo, Ludmilla Gonçalves de ; Dallagnol, Vinícius ;

Protótipos:

O projeto de extensão através de parceria e cooperação na área da educação e tecnologia, visando à interação entre a comunidade interna, proporciona conhecimento para alunos, professores e profissionais na área de Design de Produto. O projeto gráfico para o Design de produto utiliza como prática a modelagem de maquetes 3D reais e digitais, é uma atividade importante por proporcionar a ligação e integração entre a Escola de Ensino Médio e o Curso Superior, apresentando vantagens para as duas instituições de ensino. Dessa forma, esta proposta de projeto de extensão tem como objetivo geral integrar a comunidade interna e externa através do ensino da modelagem 3D digital e analógica. O método de pesquisa deste artigo tem caráter descritivo e exploratório, classificando-se como um projeto de extensão na área de Design de Produto que apresenta protótipos com etapas de práticas diferenciadas para a integração da Universidade e Ensino médio. Ao final, este trabalho vem contribuir apresentando propostas com trocas de conhecimento e responsabilidade conjunta, etapas com dados que mostram as necessidades da comunidade, aspirações para melhor interatividade profissional, características e a cultura da população abordada.

Protótipos:

Palavras-chave: modelagem 3D, projeto de extensão, protótipos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0460

Referências bibliográficas
  • [1] BANDEIRA, D. A.; MATOS, A. C. X .; AGUIAR, M. P.; MIZUKAVA, N. Y.; LARA FILLHO, S. A. Arte e Tecnologia Aspectos do conceito e da criação e a modelagem 3D em RPG educativo para computadores. 2008. Disponível em:
  • [2] /andressa.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2015.
  • [3] BASTOS, F. P.; FIM, A. T.; MAZZARDO, M. D. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: os desafios dos novos espaços de ensinar e aprender e suas implicações no contexto escolar. Novas Tecnologias na Educação/CINTED-UFRGS. V. 3 Nº 1, Maio, 2005.
  • [4] BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000, 127p.
  • [5] BOCCHESE, C. Solidworks, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Erica, 2009. 288p.
  • [6] BRITO, A. 201 Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 201
  • [7] LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • [8] MACHADO, L. S., MORAES, R. M. 2005. Cenários 3D Interativos com Software Livre. RITA, Volume XII, p. 91-112.
  • [9] SANTOS, E. D.; MELHADO, S.; MONICE, S.; GRILO, L. Possibilidades de aplicação e limitações da realidade virtual na arquitetura e na construção civil. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.
  • [10] SCHEFFER N.; DALLAZEN A. B. O uso de software livre e a modelagem matemática. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.
  • [11] SCHEFFER, N. F. Modelagem Matemática: Uma abordagem para o Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA – RS n.1, 1999. p.11-16.
  • [12] SPECK, H. J. Proposta de método para facilitar a mudança das técnicas de projetos: da prancheta à modelagem sólida (cad) para empresas de engenharia de pequeno e médio porte. Florianópolis - Brasil, 2005. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina.
  • [13] THIOLLENT, Michel; ARAÚJO FILHO, Targino de; SOARES, Rosa Leonôra S. (coord.) Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói-RJ: EDUFF, 2000.
Como citar:

Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção; Ferreira, Alais Souza; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; Vieira, Milton Luiz Horn; Figueiredo, Ludmilla Gonçalves de; Dallagnol, Vinícius; "A EXTENSÃO NOS CURSOS DE DESIGN DE PRODUTO: INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE, INTERNA E EXTERNA, UTILIZANDO A MODELAGEM 3D COM PROCESSOS ANALÓGICOS E DIGITAIS", p. 5374-5385 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0460

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações