Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS ACADÊMICOS: ACIMA DO BEM E DO MAL?

RODRIGUES, Flávio Freire ;

Artigo:

Este texto é resultado de reflexão particular sobre o tema, que, de certa forma, corrobora com a denúncia da produtividade cobrada de professores e pesquisadores por instâncias superiores. O texto acadêmico, como qualquer outro, precisa ser bem escrito para ser lido e, de preferência, com rapidez. Em tempos de transdisciplinaridade, os textos precisam incorporar outros leitores, não apenas os iniciados. A perspectiva do outro, porém, tem de estar presente. Aumentamos a produtividade intelectual, mas diminuímos a capacidade de textualização. Ou seja, pesquisadores têm escrito mal - claro que isso não é regra. E os problemas encontrados são de diversas ordens – vocabulário, sintaxe, textual, etc - impedindo uma leitura fluida ou correta do texto, ou, pior ainda, o abandono dele. O objetivo deste texto é pensar nas produções acadêmicas atuais como meio de divulgação de conhecimentos ou como apenas mera publicação para pontuação no Lattes.

Artigo:

Palavras-chave: texto acadêmico; textualidade; produtor; leitor.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt8_405

Referências bibliográficas
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Como citar:

RODRIGUES, Flávio Freire; "A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS ACADÊMICOS: ACIMA DO BEM E DO MAL?", p. 835-843 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt8_405

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