Artigo - Open Access.

Idioma principal

A disciplina de Historia do Design no curso da UFPE, campus do Agreste: uma introdução aos marcos fundamentais, numa perspectiva internacional, para turmas do primeiro período

Valadares, Paula;

Artigo:

A disciplina de Historia do Design, ofertada pela UFPE, no campus Acadêmico do Agreste (CAA), cidade de Caruaru, toma como foco os principais movimentos e teorias do design internacional (europeu e americano) após a Revolução Industrial. Teorias legadas por países como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos tornam-se as principais referências porque foram estes que se constituíram como potências industriais no século XX e, por sua preocupação com questões de design, terminaram por contribuir com as pioneiras teorias que serviram de base para o aprendizado da atividade projetual na era moderna. O recorte temporal da disciplina toma como partida a Revolução Industrial, mesmo consciente de haver episódios relevantes antecedentes a este período, e vai até os dias atuais apresentando questões digitais e sustentáveis da complexa realidade contemporânea. Essas questões são apresentadas ao longo de dezoito encontros de três horas e vinte minutos, computando uma carga de sessenta horas à disciplina. O recorte acima apresentado é estabelecido com fundamentos na crença de que é a partir deste momento que de fato se cristaliza a profissão.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/designpro-spehd-14

Referências bibliográficas
Como citar:

Valadares, Paula; "A disciplina de Historia do Design no curso da UFPE, campus do Agreste: uma introdução aos marcos fundamentais, numa perspectiva internacional, para turmas do primeiro período", p. 53-54 . In: In Anais do 1º Seminário Paulista do Ensino da História do Design 2014 [=Blucher Design Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-spehd-14

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações