Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A DIREÇÃO DE ARTE COMO FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DAS MULHERES NEGRAS NO SERIADO ANTÔNIA

Santos, Luiza Gama Drable ; Gamba Junior, Nilton ; Heynemann, Liliane Ruth ;

Artigo Completo:

Este artigo tem em vista delinear as formas de representação da mulher negra na teledramaturgia brasileira contemporânea, tendo como base a análise de recursos visuais para composição das personagens femininas negras no seriado Antônia (2006). Para isso, serão observados os aspectos centrais de composiçã o da direção de arte (cenografia e figurino) que denotam a manutenção ou não de estereótipos identitários das mulheres negras na narrativa. O objetivo é, no âmbito da comunicação visual, desenvolver dispositivos de análise para a direção de arte do seriado, observando elementos da cultura e identidade negras, assim como fatores que revelam as relaçõ es de gênero. Trabalha-se aqui com uma metodologia de levantamento de referencial conceitual interdisciplinar para elaboração de dispositivos de análise visual baseada na semiologia de Pier Paolo Pasolini, utilizando também como base conceitual os estudos teóricos propostos por autores como Stuart Hall, Joel Zito Araújo e Andreas Huyssen.

Artigo Completo:

Palavras-chave: direção de arte; televisão; mulher negra; identidade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0298

Referências bibliográficas
Como citar:

Santos, Luiza Gama Drable; Gamba Junior, Nilton; Heynemann, Liliane Ruth; "A DIREÇÃO DE ARTE COMO FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DAS MULHERES NEGRAS NO SERIADO ANTÔNIA", p. 3464-3475 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0298

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações