Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A adaptação de infográficos jornalísticos: a relação entre as versões on-line e impressa

The adaptation of journalistic infographics: the relationship between on-line and printed versions

Lima, Ricardo Cunha ; Andrade, Rafael de Castro ; Monat, André ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo Completo:

Neste artigo, realizamos uma avaliação crítica da relação entre design on-line e impresso, com foco na linguagem gráfica da infografia de jornal. Grande parte do trabalho feito nessa área consiste na adaptação da infografia do jornal impresso para versões on-line. O problema dessas adaptações é que, nas versões on-line, ocorrem perdas na estrutura e na estratégia de leitura, limitando a experiência do leitor a um texto linear. Para entender isso, comparamos infográficos impressos com suas versões digitais, através da análise do layout e dos efeitos sobre a carga cognitiva. Em uma época em que o conhecimento de programação de computadores parece ser crucial para o design editorial, refletimos sobre a importância do layout, que é a principal estrutura de comunicação em design para ajudar os leitores a acessar e compreender a informação.

Artigo Completo:

In this article we make a critical assessment of the relation between online and print design, focusing on the graphic language of newspaper infographics. A lot of the work done in this area consists in adapting print newspaper infographics to online versions. The problem with many of these adaptations is that there are losses in reading strategy and structure of their online versions, offering readers a mainly linear reading experience. To understand this fact, we compare print infographics and their digital versions through the analysis of layout and cognitive load. In a time when the knowledge of computer programming seems to be crucial to editorial design, we reflect on the importance of layout, which is the principle design structure to help readers access and understand information.

Palavras-chave: layout, infografia, linguagem gráfica, on-line, impresso,

Palavras-chave: layout, infographics, graphic language, on-line, print,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_175

Referências bibliográficas
  • [1] BADDELEY, A. D. Working Memory. Oxford, England: Oxford University Press. 1986.
  • [2] COLLE, R. Infografía: tipologías. In: Revista Latina de Comunicación Social. nº 58, 2004. Andlt;http://www.ull.es/publicaciones/latina/latinaart660.pdfAndgt;
  • [3] LIMA, R. C. Análise da infografia jornalística. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro. 2009.
  • [4] MAYER, R. E. Learning strategies for making sense out of expository text: The SOI model for guiding three cognitive processes in knowledge construction. Educational Psychology Review, v. 8, p. 357-371. 1996.
  • [5] MAYER, R. E. Cognitive Theory and the Design of Multimedia Instruction: An Example of the Two-Way Street Between Cognition and Instruction. New Directions for Teaching and Learning. v. 2002, n. 89.
  • [6] MAYER. R. E. (Ed.) Cognitive Theory of Multimedia Learning. The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge University Press. 2005.
  • [7] MIRANDA, F. Animação e interação na infografia jornalística: Uma abordagem do Design da Informação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2013.
  • [8] MORAES, A. Infografia – História e Projeto. Blucher, p.90. 2013.
  • [9] PABLOS, J. M. Infoperiodismo: el Periodista como Creador de Infografia. Madri: Síntesis. 199
  • [10] PAIVIO, A. Mental representations: A dual coding approach. Oxford, England: Oxford University Press. 1986.
  • [11] RAJAMANICKAM, V. Infographics seminar handout. Ahmedabad, 2005. Andlt;http://goo.gl/mlL5pAndgt;
  • [12] SWELLLER, J. Merrienboer, J.J.G.; Pass, F. Cognitive architecture and instructional design. Educational Psychology Review, v. 10, p. 251-295, 1998.
  • [13] TEIXEIRA, T. Infografia e Jornalismo – Conceitos, análises e perspectivas. EDUFBA, 2010.
  • [14] TWYMAN, M. A schema for the study of graphic language, in P. A., Kolers, M. E., Wrolstad and H., Bouma (Eds.), Processing of visible language (Vol. 1). New York: Plenum, 1979.
  • [15] TWYMAN, M. Using pictorial language: a discussion of the dimensions of the problem, in T. D., Duffy and R., Waller (Eds.), Designing usable texts. New York: Academic Press, 1985.
  • [16] WALLER, R. Text as diagram: using typography to improve access and understanding, in D Jonassen (Ed.), The Technology of Text, Vol. 2, New Jersey: Educational Technology Publications, p. 137-166, 1985.
  • [17] WALLER, R. Graphic literacies for a digital age: the survival of layout, The Information Society: An International Journal, 28:4, 236-252, 2012.
  • [18] WITTROCK, M.C. Learning as a generative process. Educational Pyschologist. v. 11, p. 87-95, 1974.
Como citar:

Lima, Ricardo Cunha; Andrade, Rafael de Castro; Monat, André; Spinillo, Carla Galvão; "A adaptação de infográficos jornalísticos: a relação entre as versões on-line e impressa", p. 185-194 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_175

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações