Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN METACRIATIVO: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA RADICAL NO CENÁRIO BRASILEIRO

Badan, Rosane Costa; Bianco, Edoardo;

Resumo:

Levando em consideração algumas experiências de designers brasileiros e de companhias internacionais, o objetivo do texto é apresentar o design metacriativo e o Design-Driven Innovation como estratégias radicais aptas a dar nova definição aos significados dominantes no setor onde operam, antes que a concorrência o faça. Agindo desse modo, designers e empresas guiam, por conseguinte, a competição de mercado. Pesquisas realizadas nas últimas décadas indicam que a inovação radical, mesmo sendo arriscada, é uma das maiores fontes de vantagem competitiva a longo prazo. Além deste dado, essas pesquisas demonstram que as pessoas não compram produtos, mas significados: os indivíduos usam as coisas tanto pelas razões emotivas, psicológicas e socioculturais, quanto pelas práticas. Talvez, seja esse o tipo de contribuição que a metacriatividade brasileira possa dar ao desenvolvimento civil da atual sociedade dos consumos: criar objetos e ambientes que tragam com eles um mínimo de transcendência a fim de ajudar o ser humano a decifrar melhor o mundo onde vive.

Resumo:

Based on some experiences of Brazilian designers and international companies, the aim of this paper is to present the meta- creative design and Design-Driven Innovation as radical strategies able to redefine the dominant meanings in the sector in which they operate, before the competition does it. In this way, designers and companies can lead the market competition. In recent decades, researches indicate that radical innovation, even though risky, is a major source of competitive advantage in the long term. Moreover, these studies demostrate that consumers do not buy products, but meanings: people use things for emotional, psychological and socio-cultural reasons, as the practices. Perhaps, this is the kind of contribution that Brazilian meta-creativity can give to the civil development of the consumption society: creating objects and environments able to bring with themselves, a bit of transcendence in order to help human beings to better decipher their world.

Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.,

Palavras-chave: Incremental Innovation, Radical Innovation, User-Centered Design, Design-Driven Innovation, Meta-Creativity.,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00151

Referências bibliográficas
  • [1] Alessi. Disponível na internet por http em . Acesso em 03 fev. 2014.
  • [2] ANNICCHIARICO, Silvana (org.). Animalhouse: quando gli oggetti hanno forme e nomi di animali. Milano: Edizioni Charta, 200
  • [3] BADAN, Rosane Costa; BIANCO, Edoardo. Design-driven innovation: uma possível contribuição das empresas de design à economia criativa brasileira. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E RIO POTY HOTEL. 2012, São Luís ( MA). Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís (MA), 2012. P. 4621-4629.
  • [4] BADAN, Rosane Costa. La relazione tra la cultura sciamanica ed il design: analisi del fenomeno brasiliano. 2010. 190 f. Tese (doutorado) – Politecnico di Milano/Italia, Programa de Doutorado em Desenho Industrial e Comunicação Multimídia (INDACO).
  • [5] BRANZI, Andrea. (org.). Capire il design. Firenze: Giunti Editore, 2007.
  • [6] BUCHANAN, R.; MARGOLIN, V. (orgs.). The idea of design: a design issues reader. Cambridge/London: The MIT Press, 1995.
  • [7] CAMPANA, Humberto. Cartas a um jovem designer: do manual à indústria, a transfusão dos Campana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • [8] Economia Criativa SEC/MinC: Secretaria da Economia Criativa. [Online]. Disponível na internet por http em: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/economia- criativa-2/. Acesso em 21 jan. 2012.
  • [9] Edra. Disponível na internet por http em . Acesso em 15 mar. 2012.
  • [10] JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Editora Casa da Palavra, 2007.
  • [11] HARA, Kenya. Designing Design. Baden: Lars Muller Publishers, 2007. HALL, Edward. H. A dimensão oculta. Lisboa: Antropos, 1986.
  • [12] LINDSTROM, Martin. Brand Sense: segredos sensoriais por trás das coisas quecompramos. Porto Alegre: Bookman, 20
  • [13] NORMAN, Donald A. Emotional design: perché amiamo (o odiamo) gli oggetti delle vita quotidiana. Milano: Apogeo, 2004.
  • [14] MORACE, Francesco. Previsioni e presentimenti: stili di pensiero per un futuro ormai presente. Milano: Sperling & Kupfer Editori, 2000.
  • [15] Stefano Giovannoti. Disponível na internet por http em < http://www.stefanogiovannoni.it/it#>. Acesso em 20 fev. 2014.
  • [16] SUDJIC, Deyan. Il linguaggio delle cose. Roma-Bari: Editori Laterza, 2009.
  • [17] VERGANTI, Roberto. Design-Driven Innovation: cambiare le regole della competizione innovando radicalmente il significato dei prodotti e dei servizi. Milano: Rizzoli ETAS, 2011.
Como citar:

Badan, Rosane Costa; Bianco, Edoardo; "DESIGN METACRIATIVO: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA RADICAL NO CENÁRIO BRASILEIRO", p. 3768-3779 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00151

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações